Hierarquia, legitimidade e autoridade no processo de institucionalização da sociologia como disciplina escolar (1997-2008)

Autores

  • Lívia Bocalon Pires de Moraes Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n14p24

Resumo

Este artigo busca analisar a institucionalização recente do ensino de sociologia no Ensino Médio, entre 1997 e 2008, com base na teoria sociológica de Pierre Bourdieu, em especial suas noções de poder simbólico, campo, capital e habitus, enfocando as ações de Amaury Cesar Moraes, Ileizi Luciana Fiorelli Silva, Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, Elisabeth da Fonseca Guimarães, Nelson Dacio Tomazi, Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins, e Lejeune Mato Grosso de Carvalho, cientistas sociais pioneiros neste processo. Enfatiza o envolvimento de cada um deles e a rede de relações pessoais e institucionais que gradativamente se constituiu, bem como suas concepções e representações acerca de suas ações e das relações atinentes a elas, e compreende as ações estratégicas que eles empreenderam a partir análise das diferentes posições hierárquicas ocupadas nos espaços sociais envolvidos com esta institucionalização.

Biografia do Autor

Lívia Bocalon Pires de Moraes, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP

Graduada em licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara -UNESP; Mestra em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara -UNESP

Downloads

Publicado

2016-08-13

Edição

Seção

Dossiê