Os impactos da presença da sociologia nos sistemas de ingresso ao ensino superior: o que dizem os professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p103Resumo
Este trabalho é um desdobramento de pesquisas anteriores, nas quais a preocupação foi analisar as formas pelas quais a Sociologia vinha e vem sendo cobrada nos vestibulares e no ENEM. Corresponde à etapa atual da pesquisa, em que realizamos as primeiras incursões em ambientes escolares com o intuito de entender os efeitos concretos da presença da Sociologia nesses exames na prática cotidiana do ensino da disciplina. Foram entrevistados, no âmbito da cidade do Rio de Janeiro, professores da rede privada e da rede pública de educação básica, em esforço para apreender as maneiras pelas quais a atuação deles em sala de aula foi impactada pelo reconhecimento público de que a Sociologia é cobrada nos sistemas de ingresso ao ensino superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.