Pedagogia das competências e ensino de sociologia: adesão e resistência nas diretrizes curriculares das regiões sul e sudeste

Autores

  • Ana Carolina Bordini Brabo Caridá Instituto Federal Santa Catarina - Campus Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p153

Resumo

O artigo analisa as diretrizes curriculares concernentes ao Ensino de Sociologia publicadas pelas secretarias estaduais de educação dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, até o ano de 2014. Busca refletir se os documentos oficiais se alinham a pedagogia das competências ou se representam resistência ao discurso oficial dominante. Além disso, realiza um balanço dos conteúdos das ciências sociais presentes nas propostas curriculares, apontando a presença da sociologia, antropologia e ciência política como objeto de ensino nas escolas.

 

 

Biografia do Autor

Ana Carolina Bordini Brabo Caridá, Instituto Federal Santa Catarina - Campus Chapecó

Mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, bacharel e licenciada em ciências sociais pela mesma instituição de ensino.

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Publicado

2015-12-09

Edição

Seção

Artigo