Por uma sociologia da suspensão: da recursividade entre concepções e práticas

Autores

  • Joana Elisa Röwer Universidade Federal de Santa Maria
  • Jorge Luiz da Cunha Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria da Conceição Passeggi Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p17

Resumo

Resultado de pesquisa relacionada ao Doutorado em Educação cujo foco é a didática do ensino de Sociologia na escola, o trabalho aborda a imaginação sociológica, o estranhamento e a desnaturalização na relação com as narrativas autobiográficas como dispositivos de formação. Os objetivos foram: pôr em diálogo as orientações curriculares da Sociologia e as narrativas autobiográficas como dispositivos de formação; discutir a fundamentação epistemológica do trabalho com narrativas autorreferenciais nas aulas de Sociologia; apresentar e analisar uma proposta de ensino de Sociologia a partir de narrativas autobiográficas de alunos do 1° ano do ensino médio. Dialogou-se com os pressupostos da Pesquisa (Auto) biográfica em Educação refletidos com os processos de educação e socialização de Thomas Luckmann, Peter Berger, Charles W. Mills, Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. As análises da proposta didática demonstraram que as escritas de si podem gerar estranhamentos e provocar suspensões de saberes e (re)ordenações do mundo se abordadas conjuntamente com os temas sociológicos.

Biografia do Autor

Joana Elisa Röwer, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação (UFSM); Mestre em Educação (UFSM, 2006); Especialista em Gestão Educacional (UFSM, 2009); Licenciada em Sociologia (UFSM, 2008); Bacharel em Ciências Sociais (UFSM, 2002), com experiência na educação superior e no ensino básico.

Jorge Luiz da Cunha, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM, mestrado e doutorado; Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFSM, mestrado e doutorado; também é docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória /UFSM (UFRJ). No campo da pesquisa dedica-se a temas relacionados com a História da Educação, Ensino da História/Educação Histórica, História das Migrações, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas. Possui Graduação - Licenciatura Curta e Licenciatura Plena em Estudos Sociais, História e Geografia pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul - FISC (1982), Mestrado em História Social do Brasil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1988) e Doutorado em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha (1994).

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pesquisadora Pq2-CNPq. Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientadora de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-Doutora em Educação pela Université de Nantes (França). Pós-Doutora em Educação pela PUCRS e Université de Paris 13 (2011-2012). Doutora em Linguística e Mestre em Letras Modernas pela Université Paul Valéry (Montpellier-França). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, Autobiografia, Representações e Subjetividade. (GRIFARS-UFRN-CNPq). 

Downloads

Publicado

2015-12-09

Edição

Seção

Artigo