Por uma sociologia da suspensão: da recursividade entre concepções e práticas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p17Resumo
Resultado de pesquisa relacionada ao Doutorado em Educação cujo foco é a didática do ensino de Sociologia na escola, o trabalho aborda a imaginação sociológica, o estranhamento e a desnaturalização na relação com as narrativas autobiográficas como dispositivos de formação. Os objetivos foram: pôr em diálogo as orientações curriculares da Sociologia e as narrativas autobiográficas como dispositivos de formação; discutir a fundamentação epistemológica do trabalho com narrativas autorreferenciais nas aulas de Sociologia; apresentar e analisar uma proposta de ensino de Sociologia a partir de narrativas autobiográficas de alunos do 1° ano do ensino médio. Dialogou-se com os pressupostos da Pesquisa (Auto) biográfica em Educação refletidos com os processos de educação e socialização de Thomas Luckmann, Peter Berger, Charles W. Mills, Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. As análises da proposta didática demonstraram que as escritas de si podem gerar estranhamentos e provocar suspensões de saberes e (re)ordenações do mundo se abordadas conjuntamente com os temas sociológicos.
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