O conceito de classe: os livros didáticos de sociologia e a proposta de E.P. Thompson

Autores

  • Kênia Mara Gaedtke Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p65

Resumo

O trabalho propõe uma análise dos novos livros didáticos de sociologia disponibilizados pelo Ministério da Educação a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2014, com enfoque específico na forma como a noção de classe é tratada em cada um dos materiais em questão. Partindo da noção de classe defendida pelo historiador britânico E.P.Thompson, observam-se avanços na qualidade teórico-conceitual dos livros disponibilizados pelo programa, mas ainda um distanciamento da proposta thompsoniana, que enxerga classe não como um conceito estanque, mas como relação que se dá como processo ativo e histórico.

Biografia do Autor

Kênia Mara Gaedtke, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP/UFSC), professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

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Publicado

2015-12-09

Edição

Seção

Artigo