Das dicotomias às interdependências: aspectos teórico-metodológicos do pensamento de Norbert Elias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2018v15n2p69

Resumo

Destacam-se nesse texto as contribuições de Norbert Elias para a compreensão da sociedade e dos indivíduos no contexto interdisciplinar das Ciências Sociais. A ênfase recai nos aspectos teórico-metodológicos, com vistas a responder as concepções de conhecimento, subjetividade, objetividade, verdade e história para o autor. Partindo da problemática construtivista, são apresentados conceitos-chave de Elias como interdependência, figuração, sociogênese, psicogênese, habitus, poder e história. Resulta da abordagem a ênfase na superação da dicotomia indivíduo/sociedade, o que atravessa o projeto científico e político do autor em tela.

Biografia do Autor

Ana Maria Bourguignon, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Mestre em  Sociologia Política (UFSC), Bacharel em Direito (Faculdade Campo Real).

Dirceia Moreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987).

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigo para Dossiê