Ensino de Sociologia: a constituição de um sub-campo de pesquisa

Anita Handfas, Izabella Carvalho

Resumo


O objetivo do artigo é refletir sobre a identidade da área de pesquisa sobre o ensino de sociologia na educação básica, tendo em vista o debate já iniciado por alguns autores que sustentam a hipótese desta área ser um sub-campo de pesquisa no interior do campo científico das ciências sociais. Dialogando com o conceito de campo, de Pierre Bourdieu, o artigo dialoga com alguns desses trabalhos e ao mesmo tempo apresenta resultados da pesquisa de perfil dos pesquisadores de mestrado que desenvolveram pesquisas sobre o tema. Os dados levantados pelo perfil corroboram com a hipótese de que o ensino de sociologia se constitui como um sub-campo de pesquisa.         


Palavras-chave


Ensino de sociologia; Sub-campo; Produção acadêmica

Texto completo:

PDF/A

Referências


AZEVEDO, Gustavo Cravo de. Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Programa de Pós-graduação em Ciência Política, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

BODART, Cristiano das Neves; SOUZA, Ewerton Diego. Configurações do ensino de sociologia como um subcampo de pesquisa: análise dos dossiês publicados em periódicos acadêmicos. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, Vol. 53, N. 3, p. 543-557, set/dez 2017.

BODART, Cristiano das Neves; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Breve balanço do subcampo ‘ensino de Ciências Sociais’ no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Vol. 1, no.1, p. 01-10, Jan./Jun. 2017.

BRASIL. Lei 11.684, de 02 de junho de 2008. Brasília, DF, 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm>. Acesso em: 26 out. 2018.

BRASIL. Lei 13.415/2017, de 17 de fevereiro de 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2018.

ERAS, Lígia Wilhelms. A produção de conhecimento recente sobre o ensino de Sociologia/Ciências Sociais na educação básica no formato de livros coletâneas (2008-2013): sociologias e trajetórias. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2014.

FERREIRA, V. R.; OLIVEIRA, A. P. O Ensino de sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 37, n. 1, p. 31-39, Jan.-June, 2015.

HANDFAS, Anita. As pesquisas sobre o ensino de sociologia na educação básica. Revista SBS, 2017.

HANDFAS, Anita, MAÇAIRA, Julia Polessa. O estado da arte da produção sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB, São Paulo, nº 74, 2º semestre de 2012 (publicada em julho de 2014), pp. 43-59.

NEUHOLD, Roberta dos Reis. Sociologia do ensino de Sociologia: os debates acadêmicos sobre a constituição de uma disciplina escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

PEREIRA, Elaine Aparecida Teixeira. O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 337-356, set/dez. 2015.




DOI: https://doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n1p214

Direitos autorais 2019 Anita Handfas, Izabella Carvalho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

R. Em Tese, revista do PPGSP da UFSC, Brasil, ISSNe 1806-5023

Licença Creative Commons
Revista licenciado pela Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.