Ensino de Sociologia: a constituição de um sub-campo de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n1p214

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre a identidade da área de pesquisa sobre o ensino de sociologia na educação básica, tendo em vista o debate já iniciado por alguns autores que sustentam a hipótese desta área ser um sub-campo de pesquisa no interior do campo científico das ciências sociais. Dialogando com o conceito de campo, de Pierre Bourdieu, o artigo dialoga com alguns desses trabalhos e ao mesmo tempo apresenta resultados da pesquisa de perfil dos pesquisadores de mestrado que desenvolveram pesquisas sobre o tema. Os dados levantados pelo perfil corroboram com a hipótese de que o ensino de sociologia se constitui como um sub-campo de pesquisa.         

Biografia do Autor

Anita Handfas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes - LabES.

Izabella Carvalho, UFRJ

Graduada em Ciências Sociais na UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan fernandes - LabES.

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Publicado

2019-06-06