Ensino de Sociologia: a constituição de um sub-campo de pesquisa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n1p214

Resumen

O objetivo do artigo é refletir sobre a identidade da área de pesquisa sobre o ensino de sociologia na educação básica, tendo em vista o debate já iniciado por alguns autores que sustentam a hipótese desta área ser um sub-campo de pesquisa no interior do campo científico das ciências sociais. Dialogando com o conceito de campo, de Pierre Bourdieu, o artigo dialoga com alguns desses trabalhos e ao mesmo tempo apresenta resultados da pesquisa de perfil dos pesquisadores de mestrado que desenvolveram pesquisas sobre o tema. Os dados levantados pelo perfil corroboram com a hipótese de que o ensino de sociologia se constitui como um sub-campo de pesquisa.         

Biografía del autor/a

Anita Handfas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes - LabES.

Izabella Carvalho, UFRJ

Graduada em Ciências Sociais na UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan fernandes - LabES.

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Publicado

2019-06-06