Os manuais de Sociologia Educacional nos anos de 1940: contexto de produção, autores, estruturas didáticas e perspectivas teóricas

Cristiano das Neves Bodart, Ewerton Diego de Souza

Resumo


No presente artigo são realizadas análises de conteúdos de três manuais de Sociologia Educacional publicados na década de 1940 no Brasil. Buscou-se, observando também seu contexto de produção, compreender: i) o público alvo; ii) estruturas dos manuais; iii) preocupações didáticas; iv) conteúdos e; v) base epistemológica. Foi identificado que embora suas estruturas e conteúdos se aproximem, suas bases teóricas se distanciam, passando por perspectivas científicas americanas, francesas e brasileiras, além de influências da Sociologia Católica. Os textos escolares analisados podem ser classificados como “manuais escolares” por apresentar estratégias didáticas de transmissão de conteúdo.

 


Palavras-chave


Manuais de Sociologia educacional; Fernando de Azevedo; David Snedden; Theobaldo Miranda Silva

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DOI: https://doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n1p40

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R. Em Tese, revista do PPGSP da UFSC, Brasil, ISSNe 1806-5023

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