Os manuais de Sociologia Educacional nos anos de 1940: contexto de produção, autores, estruturas didáticas e perspectivas teóricas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2019v16n1p40

Resumen

No presente artigo são realizadas análises de conteúdos de três manuais de Sociologia Educacional publicados na década de 1940 no Brasil. Buscou-se, observando também seu contexto de produção, compreender: i) o público alvo; ii) estruturas dos manuais; iii) preocupações didáticas; iv) conteúdos e; v) base epistemológica. Foi identificado que embora suas estruturas e conteúdos se aproximem, suas bases teóricas se distanciam, passando por perspectivas científicas americanas, francesas e brasileiras, além de influências da Sociologia Católica. Os textos escolares analisados podem ser classificados como “manuais escolares” por apresentar estratégias didáticas de transmissão de conteúdo.

 

Biografía del autor/a

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Licenciado em Ciências Sociais  (USC), especialista em Ciências Sociais e Religião(FAFIA), mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades (UCAM), doutor em Sociologia/USP.

Ewerton Diego de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

2019-06-06