Os impactos da presença da sociologia nos sistemas de ingresso ao ensino superior: o que dizem os professores

Autores

  • Alexandre Barbosa Fraga Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thiago Oliveira Lima Matiolli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p103

Resumo

Este trabalho é um desdobramento de pesquisas anteriores, nas quais a preocupação foi analisar as formas pelas quais a Sociologia vinha e vem sendo cobrada nos vestibulares e no ENEM. Corresponde à etapa atual da pesquisa, em que realizamos as primeiras incursões em ambientes escolares com o intuito de entender os efeitos concretos da presença da Sociologia nesses exames na prática cotidiana do ensino da disciplina. Foram entrevistados, no âmbito da cidade do Rio de Janeiro, professores da rede privada e da rede pública de educação básica, em esforço para apreender as maneiras pelas quais a atuação deles em sala de aula foi impactada pelo reconhecimento público de que a Sociologia é cobrada nos sistemas de ingresso ao ensino superior.

Biografia do Autor

Alexandre Barbosa Fraga, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Substituto do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. É mestre em Sociologia pelo mesmo Programa (2010). Possui bacharelado (2006) e licenciatura (2007) em Ciências Sociais pela UFRJ. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço doméstico remunerado; trabalho; e ensino de Sociologia.

Thiago Oliveira Lima Matiolli, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ (2010). Atualmente é doutorando em Sociologia pelo Programa em Pós-Graduação em Sociologia da USP. É autor do livro "Metáforas da cidade partida: a divisão territorial do Rio de Janeiro nas eleições de 2008.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Edição

Seção

Artigo