Pedagogia das competências e ensino de sociologia: adesão e resistência nas diretrizes curriculares das regiões sul e sudeste
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n2p153Resumo
O artigo analisa as diretrizes curriculares concernentes ao Ensino de Sociologia publicadas pelas secretarias estaduais de educação dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, até o ano de 2014. Busca refletir se os documentos oficiais se alinham a pedagogia das competências ou se representam resistência ao discurso oficial dominante. Além disso, realiza um balanço dos conteúdos das ciências sociais presentes nas propostas curriculares, apontando a presença da sociologia, antropologia e ciência política como objeto de ensino nas escolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.