Esquecer, recordar e construir: entre memória e fabulação no cinema de Adirley Queirós
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2024.e96786Palavras-chave:
Cinema, Trauma, memória coletivaResumo
Desde o média-metragem A cidade é uma só? (2012), o diretor Adirley Queirós vem lançando mão de misturas entre documentário e ficção para construir memórias de moradores da periferia de Brasília. No longa Branco sai, preto fica (2014), tramas ficcionais ainda mais densas e complexas são adicionadas à narrativa documental, na medida em que vítimas da invasão policial ao Baile do Quarentão, tema central do filme, passaram a apresentar dificuldades ao falarem sobre suas experiências traumáticas diante das câmeras. Por meio de um diálogo entre o pensamento de Walter Benjamin, Sigmund Freud, Gilles Deleuze e Henri Bergson, o presente artigo investiga a ficção no cinema de Adirley, como um fenômeno próprio da formação da memória.
Referências
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2017.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BERGSON, Henri. As duas fontes da moral e da religião. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
BERGSON, Henri. A evolução criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CALOU, Ângela. Considerações sobre “Experiência e pobreza”, de Walter Benjamin. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, João Pessoa, v. 9, n. 1, p. 96-106, maio. 2018.
COSTA, Ligia Militz da. A poética de Aristóteles: mímese e verossimilhança. São Paulo: Ática, 2006.
DELEUZE, Gilles. O bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 1999.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2005.
DUCCINI, Mariana. A cidade é uma só?: autoficcionalização, interrogação do arquivo e sentido de dissenso. Intexto, Porto Alegre, n. 33, p. 76-89, mai./ago. 2015.
FERREIRA, Rildo da Luz. O estático e o dinâmico em religião na ótica da filosofia bergsoniana. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 268-298, 2020.
FREUD, Sigmund. Recordar, repetir e perlaborar. In: FREUD, Sigmund. Fundamentos da clínica psicanalítica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
FREUD, Sigmund. Construções em análise. In: FREUD, Sigmund. Fundamentos da clínica psicanalítica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
GOUVÊA, Luiz Alberto de Campos. Brasília: A capital da segregação e do controle social: uma avaliação da ação governamental na área da habitação. São Paulo: Annablume, 1995.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
NASIO, Juan-David. Os grandes casos de psicose. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
OLIVEIRA, Ana Paula. Jean Rouch: signo, verdade e pensamento. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 10, n. 17, p. 163-176, jul./dez. 2014.
PIMENTEL, Mariana Rodrigues. Fabulação: a memória do futuro. 2010. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.
TOLEDO, Alexandre Mauro. Mímesis e tragédia na poética de Aristóteles. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2005.
A CIDADE é uma só?. Direção de Adirley Queirós. Produção de Adirley Queirós e André Carvalheira. Roteiro: Adirley Queirós e Thiago B. Mendonça. Ceilândia: CEI-Cine, 2011. (79 min)
BRANCO sai, preto fica. Direção e roteiro de Adirley Queirós. Produção de Denise Vieira e Adirley Queirós. Ceilândia: CEI-Cine, 2014. (93 min.)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.