Os problemas do sentido da ação social no linchamento virtual
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2024.e99051%20Palavras-chave:
Linchamento virtual, Teorias da ação, Sociologia da justificação, Dispositivo, poderResumo
O artigo se propõe a apresentar um dos resultados de uma pesquisa que estamos desenvolvendo em torno do estudo de casos de linchamento virtual. A pesquisa tem se baseado em coleta, categorização e sistematização de um conjunto de casos, transformado em dados através de uma série de tipologias. A partir da análise do material ficou evidente a presença de uma homologia estrutural entre eles, como se houvesse um tipo de progressão interna. Tal progressão sugere a existência de uma série de regularidades, que se repetem nos casos analisados, com uma dinâmica própria. Essas regularidades foram, posteriormente, analisadas através da sociologia da justificação e da perspectiva da analítica do poder, especialmente em torno do conceito de dispositivo, tendo como centro a problemática do sentido da ação social.
Referências
BOSCO, Francisco. A vítima tem sempre razão?: Lutas identitárias e o novo espaço público brasileiro. 1. ed. São Paulo: Todavia, 2017.
BOLTANSKI, Luc. “Sociologia crítica e sociologia da crítica”. In: Vandenberghe, Frédéric; Véran, Jean-François (orgs). Além do habitus: Teoria social pós-bourdieusiana. Rio de Janeiro, 7Le-tras, 2015, pp. 129-154.
BOLTANSKI, Luc e THÉVENOT, Laurent. "A sociologia da capacidade crítica". Antropoliticas, n. 23, 2009.
BOLTANSKI, Luc e THÉVENOT, Laurent. A justificação. Editora UFRJ. Rio de Janeiro, 2020.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1999. v. 1
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
GOMES, Wilson. Vigilantismo e linchamentos digitais. Em: REVISTA CULT. 19 nov. 2021. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/vigilantismo-e-linchamentos-digitais/. Acesso em: 27 jul. 2022.
RONSON, Jon. Humilhado: como a era da internet mudou o julgamento público. 1. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2018.
SCOTT e LYMANN: "Accounts". Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, Vol. 2, n. 2, 2008[1968].
WERNECK, Alexandre. A força das circunstâncias: sobre a metapragmática das situações. In: Vandenberghe, Frédéric; Véran, Jean-François (orgs). Além do habitus: Teoria social pós-bourdieusiana
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.