Mobilização jornalística nos anos 70: a imprensa alternativa como movimento social
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2014v11n2p102Abstract
O presente artigo tem como objetivo o apontamento de analogias entre a história da imprensa alternativa no Brasil e a trajetória das teorias dos movimentos sociais a fim considerar a mobilização em torno dos jornais alternativos como um movimento social. Propõe-se um diálogo entre a obra Jornalistas e Revolucionários, de autoria de Bernardo Kucinski e o pensamento de alguns autores representativos das teorias dos movimentos. Jornalistas e Revolucionários trata de realizar um resgate histórico dos jornais alternativos e aborda questões relativas ao surgimento, expansão e declínio do ciclo alternativo. O objetivo desse artigo é analisar a imprensa alternativa sob a luz das teorias dos movimentos sociais ao indicar as confluências entre essa modalidade de imprensa e determinadas vertentes teóricas. No intercurso desse estudo exemplifico como a conjuntura de redemocratização no Brasil, bem como a progressiva profissionalização de figuras como o jornalista, o político e o intelectual contribuíram para o recondicionamento desses profissionais em um contexto democrático. Em suma, abordo o histórico do desenvolvimento das teorias dos movimentos sociais em sinergia com a trajetória da imprensa alternativa e seus protagonistas a fim de realçar a sintonia existente entre uma história das ideias e uma história das ações.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.