The challenges of teaching in pandemic times
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2020v17n2p44Abstract
The consequences of the pandemic are still being investigated in the most diverse fields. In the area of education, it is no different, with more than two thirds of the world's students affected, the pandemic emphasized inequalities in access and opportunity to studies. However, it is essential to discuss the condition of basic education teachers during quarantine, since the demand for work changes and increases, with the need for distance learning. Thus, with recent research data, together with the teaching report, we seek here to present and discuss in general the new challenges faced by teachers in basic education in quarantine times.References
ABONIZIO, Gustavo. Precarização do trabalho docente: apontamentos a partir de uma análise bibliográfica. Ensino de sociologia em debate, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/1%20Edicao/1ordf.%20Edicao.%20Artigo%20ABONIZIO%20G.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.
BROOKS, S. K.; WEBSTER, R. K.; SMITH, L. E.; WOODLAND, L.; WESSELY, S.; GREENBERG, N.; RUBIN, G. J. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, v. 395, p. 912-920, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lancet/PIIS0140-6736(20)30460-8.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.
CABRAL, Guilherme Perez. Faça um “bico” de professor e aumente sua renda!. UOL. 2017. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/colunas/guilherme-cabral/2017/08/21/faca-um-bico-de-professor-e-aumente-sua-renda.htm. Acesso em: 20 ago. 2020.
GESTRADO. Trabalho docente em tempos de pandemia – relatório técnico. GESTRADO/UFMG, 2020. Disponível em: https://www.uncme.org.br/Gerenciador/kcfinder/upload/files/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v02.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.
IBGE. PNAD Educação 2019: mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Agência IBGE de notícias. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em: 20 ago. 2020.
IBGE. Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, mostra pesquisa. Agencia IBGE de notícias. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet. Acesso em: 20 ago. 2020.
INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION. Care work and care jovs for the future of decent worl. Geneva: ILO. 2018. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—dgreports/—dcomm/—publ/documents/publication/wcms_633135.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, 2001.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
MACHADO, Mariana. Professores do DF relatam carga de trabalho maior durante a pandemia. Correio Braziliense. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/07/21/interna_cidadesdf,873804/professores-do-df-relatam-carga-de-trabalho-maior-durante-a-pandemia.shtm. Acesso em: 18 ago. 2020.
MATTHEWMAN, Steve; HUPPATZ, Kate. A sociology of Covid-19. Journal of Sociology, v. 00, n. 0, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1440783320939416. Acesso em: 18 ago. 2020.
NOVA ESCOLA. A situação dos professores no Brasil durante a pandemia. Nova escola. 2020. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MEWKNnJz3TJ8kKd7UhRpCuVcR95vP4VAEk83JtQSe4cferz85NnUvehrccET/ne-pesquisa-professor-final-1.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
OLIVEIRA, Amurabi. As desigualdades educacionais no contexto da pandemia do COVID-19. ANPOCS: Boletim Cientistas Sociais, n. 85, 2020. Disponível em: http://anpocs.org/index.php/publicacoes-sp-2056165036/boletim-cientistas-sociais/2417-boletim-cientistas-sociais-n-85. Acesso em: 20 ago. 2020.
PREVITALI, Fabiane Santana; FAGIANI, Cílson César. Trabalho precário e precarização docente na educação básica no Brasil na atual fase da acumulação do capital. Revista Eletrônica da Divisão de Formação Docente, v. 5, n. 2, 2018.
SIMÃO, Mario Pires. Como as favelas nos ajudam a pensar a cidade após a pandemia do coronavírus?. Revista Tamoios, [S.I.], v. 16, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50437/33472. Acesso em: 20 ago. 2020.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Quando o salário de professor não paga as contas. 2018, disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/professor-segunda-atividade. Acesso em: 20 ago. 2020.
UNESCO – UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Impactos da COVID-19 na Educação. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 20 ago. 2020.
WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) Dashboard. 2020. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 18 ago. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.