Weber e o conceito de mercado: contribuições para uma interpretação da atualidade

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2021.e74184

Resumo

O artigo explora as contribuições teóricas de Weber para o conceito de mercado na sociologia. Por intermédio da exposição das diferentes interpretações sobre o conceito e de sua análise, a partir da publicação e reorganização crítica de sua obra completa na Max Weber Gesamtausgabe (MWG), o texto apresenta uma noção de mercado vinculada aos seus últimos escritos no âmbito da sociologia. Uma noção que não se confunde com as interpretações neoclássicas e estruturalistas de mercado, pois integra seu esquema conceitual (ação social, relação social, ordem legítima) e a mútua determinação dos planos de ação. Com base na proposta de mercado como uma relação social associativa e nos conceitos correlatos, o texto aponta possíveis chaves de compreensão-explicação de fenômenos atuais, como a emergência de novos mercados e a sua transformação a partir de práticas colaborativas ou voltadas para critérios éticos.

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Publicado

2021-02-10

Edição

Seção

Artigo para Dossiê