A pedagogia social numa perspectiva discursiva

Autores

  • Marcio Bernardino Sirino Universidade Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2022.e80363

Palavras-chave:

Estresse oxidativo, Exercício físico, Músculo esquelético

Resumo

Em tempos ditos ‘normais’, muitos estudos e reflexões vão sendo produzidos acerca do campo, em construção, da Pedagogia Social. Em tempos significados como ‘pandêmicos’, eis que as produções vão se ressignificando e se adequando à necessidade de afastamento social e uso das novas tecnologias, por meio da atribuição de novos sentidos por parte dos diferentes educadores, estudantes e pesquisadores que fazem, do campo do saber da Pedagogia Social, sua ‘morada’ acadêmica. Neste contexto, este artigo foi produzido a partir de uma investigação realizada com os participantes do Coletivo de Leituras e Investigações em Pedagogia Social (CLIPS), da Universidade Castelo Branco (UCB), a fim de identificar quais sentidos estão sendo articulados no processo de hegemonização do nome Pedagogia Social. Para esta finalidade, foi utilizada como ferramenta de coleta dos dados o aplicativo Mentimeter e, como referencial teórico-analítico, a Teoria do Discurso. Como resultado deste exercício, foi possível construir a ideia de Pedagogia Social como um significante vazio, repleto de sentidos em disputa no cenário socioeducacional brasileiro.

Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco

Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ); Mestre em Educação (UNIRIO); Especialista em Gestão da Educação Pública (UNIFESP); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF/Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Gestor, Pesquisador e Tutor em EaD do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ); Líder do Coletivo de Leituras e Investigações em Pedagogia Social (CLIPS/UCB); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento & cultura (UERJ). E-mail: pedagogomarcio@gmail.com.

 

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Publicado

2022-03-28