Chamada para envio de propostas de dossiês temáticos

Todos os anos, a Esboços: histórias em contextos globais convida pesquisadores a apresentarem propostas de dossiê temático. Organizadores que desejarem submeter um dossiê temático devem enviar a proposta para os Editores da Seção, Alex Degan e Fábio Morales, através do e-mail fabio.morales@ufsc.br.

Prazos

Propostas para publicação em 2021: envio até o dia 31 de março de 2020.

Propostas para publicação em 2022: envio até o dia 31 de março de 2021.

O que é um dossiê?

Dossiês temáticos reúnem uma série de contribuições sobre um determinado tema e permitem um tratamento mais aprofundado de um tópico do que normalmente é possível em uma única edição de um periódico.

Tipicamente, um dossiê abrange de 5 a 8 artigos originais e inéditos, antepostos por uma apresentação escrita pelos organizadores, que fornece uma análise que dialoga com as pesquisas atuais ou históricas do campo e permite uma visão geral dos artigos aceitos para publicação. Se mais artigos forem aceitos do que aqueles que podem ser publicados em um dossiê, eles farão parte das posteriores edições regulares da revista.

Preparando uma proposta de dossiê

A proposta deve conter as seguintes informações:

  • Nome dos organizadores do dossiê e suas afiliações institucionais (dois ou três pesquisadores, com no mínimo um vinculado a instituição de pesquisa não brasileira);
  • Título curto e sintético do dossiê, que não ultrapasse 10 palavras, em português ou espanhol e inglês;
  • Apresentação da proposta e breve justificativa, em inglês e português ou espanhol, ressaltando a importância e contribuição do dossiê para o campo dos estudos globais;
  • Lista com o título dos possíveis artigos, minímo de 4, nomes dos pesquisadores convidados, com indicação de comprometimento para a escrita do artigo, suas afiliações institucionais e resumos das contribuições de cada pesquisador convidado.
  • Detalhes sobre a origem da proposta, por exemplo, se derivada de um workshop, uma conferência, um projeto de pesquisa, etc.


Esboços: histórias em contextos globais incentiva fortemente a apresentação de propostas de dossiês com equilíbrio entre os colaboradores do sexo feminino e masculino. Na medida do possível, os organizadores também devem priorizar a diversidade regional dos pesquisadores brasileiros convidados.

Artigos inéditos e originais podem ser submetidos em português, inglês e espanhol, contudo, tem-se a expectativa que parte significativa do dossiê seja disponibilizada em língua inglesa. Dessa forma, os organizadores são altamente encorajados a buscar meios para traduzir para o inglês os artigos em espanhol e português.

O Conselho Executivo considerará o conjunto de propostas de dossiês temáticos recebidos até o prazo estabelecido. A seleção das propostas será realizada pelos editores executivos da revista tendo em vista a originalidade do tema e a pertinência da proposta para as discussões em História Global.

Os organizadores de dossiê receberão um cronograma do número após a aceitação de sua proposta pelo Conselho Executivo.

As responsabilidades dos organizadores

Os organizadores do dossiê são responsáveis por redigir a chamada do dossiê, convidar autores, ajudá-los na submissão dos artigos no sistema da revista, sugerir pareceristas para avaliação e escrever a apresentação do dossiê. Os organizadores não receberão qualquer compensação monetária pelo trabalho associado à publicação do dossiê.

É de responsabilidade dos organizadores entregar os artigos encomendados à revista dentro do cronograma acordado. Os organizadores também devem garantir que os autores cumpram os prazos de envio e revisão do manuscrito. Isso é importante para evitar atrasos causados por submissões tardias ou redução do tamanho do dossiê devido à falta de artigos. Todo o processo, desde a data de recebimento dos artigos até a data de aceitação do último manuscrito pelos Editores do periódico, não deve levar mais do que dois meses.

Avaliação dos artigos em dossiê

É de responsabilidade dos Editores da Seção Dossiê e não dos organizadores decidir sobre a aceitação (ou não) das submissões, seja pré ou pós-revisão, bem como comunicar as decisões editoriais aos autores. Os Editores da Seção Dossiê também são responsáveis por gerenciar o processo de revisão por pares, embora os organizadores sejam convidados para recomendar avaliadores em potencial. Os Editores da Seção Dossiê não são obrigados a aceitar qualquer manuscrito, mesmo de autores convidados, e não devem ter receio de rejeitar qualquer submissão que esteja abaixo dos padrões editoriais da Esboços. Por fim, é importante observar que os organizadores não terão acesso automático aos pareceres.

O processo de avaliação duplo cego por pares para artigos em dossiê é idêntico ao das submissões regulares da revista. Ao enviar seu artigo, lembre-se de selecionar a seção correta.