O discurso da marca Colcci: um recorte visual sobre o processo de transição da indústria de moda catarinense

Agda Bernardete Alano, Amanda Queiroz Campos, Richard Perassi Luiz de Souza

Resumo


Neste estudo, a moda é tratada na sua relação com um tipo de empresa que, além de dispor ao mercado peças do vestuário e outros produtos, oferece também aspectos e elementos diferenciados, tangíveis e intangíveis, que participam do portfólio de uma marca de moda. Aqui, são apresentados aspectos específicos da marca Colcci na sua relação com a indústria do vestuário, caracterizando um estudo sobre o percurso empresarial e o discurso visual de uma marca de moda reconhecida no mercado brasileiro. Tradicionalmente, a indústria catarinense de vestuário focalizou o produto. Porém, a marca em estudo é um exemplo de que, agora, essa indústria se orienta também para o mercado, investindo na construção e na gestão de suas marcas. Com relação a isso, dois aspectos devem ser considerados, o primeiro é o conteúdo estilístico e o segundo é o discurso e a comunicação da marca, consolidando suas associações positivas e valores junto ao público consumidor e ao mercado em geral.


Palavras-chave


Imagem; Moda; Vestuário; Consumo simbólico

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7976.2011v18n25p255

Direitos autorais 2019 Agda Bernardete Alano, Amanda Queiroz Campos, Richard Perassi Luiz de Souza

Esboços: histórias em contextos globais - ISSN da versão impressa 1414-722x (cessou em 2008) e ISSN eletrônico 2175-7976 - Florianópolis - SC - Brasil