O discurso da marca Colcci: um recorte visual sobre o processo de transição da indústria de moda catarinense

Autores

  • Agda Bernardete Alano Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC
  • Amanda Queiroz Campos UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Souza UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2011v18n25p255

Resumo

Neste estudo, a moda é tratada na sua relação com um tipo de empresa que, além de dispor ao mercado peças do vestuário e outros produtos, oferece também aspectos e elementos diferenciados, tangíveis e intangíveis, que participam do portfólio de uma marca de moda. Aqui, são apresentados aspectos específicos da marca Colcci na sua relação com a indústria do vestuário, caracterizando um estudo sobre o percurso empresarial e o discurso visual de uma marca de moda reconhecida no mercado brasileiro. Tradicionalmente, a indústria catarinense de vestuário focalizou o produto. Porém, a marca em estudo é um exemplo de que, agora, essa indústria se orienta também para o mercado, investindo na construção e na gestão de suas marcas. Com relação a isso, dois aspectos devem ser considerados, o primeiro é o conteúdo estilístico e o segundo é o discurso e a comunicação da marca, consolidando suas associações positivas e valores junto ao público consumidor e ao mercado em geral.

Biografia do Autor

Agda Bernardete Alano, Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC

Especialista em Moda com Gestão em Marketing, atua como professora do curso superior de Tecnologia em Design de Moda na UNESC.

Amanda Queiroz Campos, UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Moda Habilitação em Estilismo pela Universidade do Estado de santa Catarina.

Richard Perassi Luiz de Souza, UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2011-06-23

Como Citar

Alano, A. B., Campos, A. Q., & Souza, R. P. L. de. (2011). O discurso da marca Colcci: um recorte visual sobre o processo de transição da indústria de moda catarinense. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 18(25), 255–272. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2011v18n25p255