Cinema educativo do fascismo e do Estado Novo em comparação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2012v19n27p55Resumo
Durante os anos de 1920 foram protagonizadas intensas discussões sobre o uso do cinema e as conclusões a que chegaram intelectuais, professores, médicos, católicos e advogados era que o cinema deveria ser utilizado para fins educativos. Tais debates levaram governos autoritários e capitalistas do mundo a investirem na produção de filmes educativos, com o fim de levar valores e ideias a jovens e crianças. O presente artigo faz uma comparação entre os institutos de cinema educativos do Fascismo e do Estado Novo com o objetivo de encontrar semelhanças e diferenças entre si.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.