Breve estudo de uma perspectiva de educação medieval

Rosana Silva de Moura

Resumo


A época medieval não está fora da busca pela questão da finalidade do ensino. Neste ensaio analiso aspectos da filosofia da educação medieval a partir das contribuições de Santo Agostinho e Tomás de Aquino sobre o ensino. Especialmente através do método da Escolástica, o filósofo interroga sua época sobre a verdade do ensino: Somente Deus pode ser chamado de mestre, porque ensina, ou ao homem também é possível atribuir-se essa tarefa? No texto do século XIII, Aquino analisa o processo pelo qual o aluno aprende nos oferecendo o elemento da descoberta como o momento individual do processo de aprendizagem.


Palavras-chave


Filosofia da Educação Medieval; Santo Agostinho; Tomás de Aquino; Ensino; Descoberta

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7976.2013v20n30p141

Direitos autorais 2019 Rosana Silva de Moura

Esboços: histórias em contextos globais - ISSN da versão impressa 1414-722x (cessou em 2008) e ISSN eletrônico 2175-7976 - Florianópolis - SC - Brasil