A construção da história e da memória em empresas privadas no Brasil dos anos 1990 e 2000

Autores/as

  • Alessander Mario Kerber Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Ott Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n31p219

Resumen

No Brasil das décadas de 1990 e 2000, verificou-se um fenômeno nunca antes observado de interesse de empresas privadas por história e memória. Diversas empresas passaram a criar centros de documentação, memoriais e museus, ocorrendo um verdadeiro “boom” da memória e do patrimônio no meio privado. No presente artigo, propomos analisar esse fenômeno histórico a partir das publicações realizadas por algumas das maiores empresas privadas que investiram na construção e divulgação de uma versão sobre seu passado e de sua identidade. Propomos analisar os interesses que orientam as escolhas feitas por estas empresas bem como as práticas sociais que pretendem gerar.

Biografía del autor/a

Alessander Mario Kerber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto III do Departamento de História e do PPG em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em História pela UFRGS, Pós-doutor pela UNCUYO (Argentina), Mestre em História pela UNISINOS, Licenciado e Bacharel em História pela UFRGS.

Fernanda Ott, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Educação Patrimônio Histórico e Cultural pela Faculdade Portoalegrense; Graduada em História pela UFRGS.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

Kerber, A. M., & Ott, F. (2014). A construção da história e da memória em empresas privadas no Brasil dos anos 1990 e 2000. Esboços: Historias En Contextos Globales, 21(31), 219–235. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n31p219