A construção da história e da memória em empresas privadas no Brasil dos anos 1990 e 2000

Alessander Mario Kerber, Fernanda Ott

Resumo


No Brasil das décadas de 1990 e 2000, verificou-se um fenômeno nunca antes observado de interesse de empresas privadas por história e memória. Diversas empresas passaram a criar centros de documentação, memoriais e museus, ocorrendo um verdadeiro “boom” da memória e do patrimônio no meio privado. No presente artigo, propomos analisar esse fenômeno histórico a partir das publicações realizadas por algumas das maiores empresas privadas que investiram na construção e divulgação de uma versão sobre seu passado e de sua identidade. Propomos analisar os interesses que orientam as escolhas feitas por estas empresas bem como as práticas sociais que pretendem gerar.


Palavras-chave


Empresas privadas; Memória; Patrimônio

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n31p219

Direitos autorais 2019 Alessander Mario Kerber, Fernanda Ott

Esboços: histórias em contextos globais - ISSN da versão impressa 1414-722x (cessou em 2008) e ISSN eletrônico 2175-7976 - Florianópolis - SC - Brasil