A pena e a forja: jornais de trabalhadores no Amazonas no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n31p251Resumo
O jornalismo produzido por trabalhadores marcou sua presença no cenário amazonense. Alimentou-o diretamente as importantes mudanças ocorridas no cenário regional, marcadamente a rápida expansão econômica, que atraiu e marginalizou amplos contingentes de trabalhadores urbanos. O presente artigo analisa o surgimento dos primeiros jornais operários no Amazonas que teve início no final do século XIX com a publicação dos periódicos O Restaurador -1890; O Imparcial – 1890; Gutenberg – 1891-1892; Operário –1892, e se estendeu com mais vigor pelas primeiras décadas do século XX. O surgimento desses periódicos guarda relação direta com o avanço da imprensa no Amazonas, seja pela proliferação de tipografias, concentrando trabalhadores gráficos que mais tarde irão se lançar na feitura de seus próprios jornais, seja pelo sucesso da nova linguagem, capaz de articular interesses comuns e amplificar a atuação de grupos e segmentos sociais até então incapazes de se fazerem ouvir no seio da comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.