Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo: constituição, histórico e primeiros movimentos de salvaguarda da coleção

Autores

  • Katya Zuquim Braghini Professora do PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Ricardo Tomasiello Pedro Mestrando em Educação no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Raquel Quirino Pinãs Mestranda em Educação no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n31p28

Palavras-chave:

Museu escolar, Patrimônio escolar, Patrimônio científico, Práticas pedagógicas

Resumo

O artigo apresenta o Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, instituição católica, confessional, fundada em 1858. O atual museu escolar do colégio guarda um patrimônio escolar científico iniciado há 150 anos e serve aos estudos voltados à história do ensino das ciências; à história das ciências e os usos de instrumentação científica; à história da divulgação científica na relação entre os locais de produção e difusão do conhecimento escolarizado. O objetivo do artigo é sondar o atual estado da coleção, mas, ao mesmo tempo, mostrar como se deu o momento inicial de sua composição, a partir do histórico de aquisição de suas peças, sempre pensado como material didático inovador e representativo da modernização do ensino das ciências. Trata-se, portanto, do estudo do “museu escolar” como biografia do espaço escolar, ou seja, entre ter sido local para o ensino de ciências e, hoje, ambiente de guarda de coleção histórica dando historicidade à noção de patrimônio como “propriedade”.

Biografia do Autor

Katya Zuquim Braghini, Professora do PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Pós dourorada na Universidade Federal de Minas (FAE-UFMG), Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo.

Ricardo Tomasiello Pedro, Mestrando em Educação no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1998). Especialização lato sensu em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais (2000) e latu sensu em Gestão de Patrimônio e Cultura pela UniFAI (2010). Stricto sensu programa Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (em andamento)

Raquel Quirino Pinãs, Mestranda em Educação no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestranda no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação:História, Politica, Sociedade da PUC-SP. Graduada e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Documentalista no Memorial do Colégio Marista Arquidiocesano, e professora de ensino fundamental II da Prefeitura do Municipio de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-06-30