Por que filmar a nossa guerra? a segunda guerra mundial no cinema brasileiro: Panorama histórico de 1940 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2015v22n34p178Resumo
Objetiva-se apresentar um panorama histórico do Brasil na Segunda Guerra Mundial retratado pelo cinema brasileiro, apontar o lugar que esta memória ocupa em uma filmografia que se estende de 1940 a 2015. Em termos metodológicos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica sobre o tema e à pesquisa documental com consultas ao banco de dados da Cinemateca Brasileira, Dicionários de Filmes Brasileiros e sites na internet. O mapeamento resultou em um total de 274 filmes, entre ficções e não ficções de curta, média e longametragem, no período estudado. Constatou-se que em mais de meio século o interesse do cinema brasileiro pela representação da FEB e do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi ínfimo. Com exceção do período em que o Brasil esteve em guerra (1940-1945), foram esporádicas as produções ao longo das décadas no pós-guerra. Somente nos anos de 1960/70, em plena ditadura civil-militar, o interesse pela temática ressurge no cinema brasileiro, fato explicado pela aproximação da memória da FEB ao regime dos militares. Os filmes produzidos nos anos de 2000 integram tardiamente no Brasil uma política de memória sobre o passado da Segunda Guerra Mundial, por outro lado, têm mostrado preocupação por retratar episódios da guerra pouco explorados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.