Por que filmar a nossa guerra? a segunda guerra mundial no cinema brasileiro: Panorama histórico de 1940 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2015v22n34p178Abstract
Objetiva-se apresentar um panorama histórico do Brasil na Segunda Guerra Mundial retratado pelo cinema brasileiro, apontar o lugar que esta memória ocupa em uma filmografia que se estende de 1940 a 2015. Em termos metodológicos, recorreu-se à pesquisa bibliográfica sobre o tema e à pesquisa documental com consultas ao banco de dados da Cinemateca Brasileira, Dicionários de Filmes Brasileiros e sites na internet. O mapeamento resultou em um total de 274 filmes, entre ficções e não ficções de curta, média e longametragem, no período estudado. Constatou-se que em mais de meio século o interesse do cinema brasileiro pela representação da FEB e do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi ínfimo. Com exceção do período em que o Brasil esteve em guerra (1940-1945), foram esporádicas as produções ao longo das décadas no pós-guerra. Somente nos anos de 1960/70, em plena ditadura civil-militar, o interesse pela temática ressurge no cinema brasileiro, fato explicado pela aproximação da memória da FEB ao regime dos militares. Os filmes produzidos nos anos de 2000 integram tardiamente no Brasil uma política de memória sobre o passado da Segunda Guerra Mundial, por outro lado, têm mostrado preocupação por retratar episódios da guerra pouco explorados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esboços: histories in global contexts adopts an Open Access policy and it is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC-BY 4.0). Authors will be asked to sign an open access license agreement before publication.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC-BY 4.0).
- This license allows users to remix, transform, and build upon the material, on the condition of giving acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- 3.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or a personal website, or publish it as a book chapter or a translation).
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.