Foucault, a história e a escrita dos infames
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2016v23n35p250Resumo
O texto que ora apresentamos é fruto das leituras prazerosas que temos desenvolvido sobre a vida e a obra de Michel Foucault através da literatura acadêmica, especialmente daquela que trata de suas visitas ao Brasil e obras que esse filósofo escreveu sobre a vida dos homens, sobretudo nos livros em que se concentra nas “vidas infames”. Nossa preocupação é investigar relações entre como Foucault viveu sua história, o que escreveu sobre História, como problematizou, enquanto pesquisador, histórias de vidas muito particulares, que resultaram em algumas de suas publicações. Para essas questões tentamos elaborar algumas respostas, provisórias, encadeadas na forma desse texto, largo em suas ambições e bastante limitado em suas realizações e, por isso, se constituindo como um primeiro esforço, portanto de fôlego curto, no sentido de pensar as relações a que se propõe.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.