Trump: mídia, opinião pública e a espiral do silêncio

Autores

  • Fernanda Magnotta Unifesp
  • Victor Grinberg Fundação Armando Álvares Penteado

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2017v24n38p396

Palavras-chave:

Eleições presidenciais de 2016, mídia tradicional, opinião pública, espiral do silêncio

Resumo

Após o desfecho de uma eleição presidencial histórica que consagrou Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos, muitos cientistas políticos voltaram a analisar toda a trajetória da candidatura dos presidenciáveis para entender o que levou as pesquisas de opinião a apontarem um resultado diferente. Nesse sentido, esse trabalho busca explorar os acontecimentos desse pleito desde o lançamento das candidaturas nas primarias, sob a ótica da teoria da espiral do silêncio da Elisabeth Noelle-Neumann e conceitos adjacentes, buscando interpolar o papel da mídia, o perfil do eleitorado e a influência desses fatores na opinião pública desta eleição.

 

Biografia do Autor

Fernanda Magnotta, Unifesp

Fernanda Magnotta é doutoranda e mestre pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP / UNICAMP / PUC-SP). É especialista em Globalização e Cultura (FESP-SP) e Bacharel em Relações Internacionais (FAAP). Seus principais focos de pesquisa são relações internacionais e análise da política externa, especialmente voltadas aos Estados Unidos. Seus campos de interesse acadêmico são tradições e ideologias políticas e tomada de decisão dos EUA. Atualmente é professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais na FAAP. Fernanda é autora do livro "As ideias importam: o excepcionalismo norte-americano no alvorecer da superpotência" (2016) e também é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI) do IPPRI / UNESP e do Núcleo de Estudos sobre a Política Externa dos Estados Unidos (NEPEU) da PUC-SP. Recentemente, foi a chefe de delegação do Brasil na Cúpula de Juventude do G-20, na China, acompanhou as eleições presidenciais dos Estados Unidos, em Ohio, a convite do Consulado norte-americano em São Paulo e foi selecionada pelo Programa W30 da UCLA / Banco Santander como uma das 30 mulheres mais destacadas em gestão acadêmica no mundo.

http://lattes.cnpq.br/1298446475547396

Victor Grinberg, Fundação Armando Álvares Penteado

Especialista em Mídia, Política e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), certificado em estudos de Marketing Digital e professor de Relações Internacionais e Ciências Econômicas da FAAP.

 http://lattes.cnpq.br/3607095212864548

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Publicado

2017-12-04