A Armação Baleeira de Garopaba: sua justa dimensão

Autores

  • João Pacheco de Souza Universidade da Região de Joinville- Univille
  • Roberta Barros Meira Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2018v25n40p413

Resumo

Este texto se propõe a discutir a Armação Baleeira de Garopaba, pertencente ao complexo de armações construídas e exploradas no Brasil entre os séculos XVII e XIX.  Privilegia aspectos relacionados à fundação e à estrutura da Armação, isto é, um sistema organizado de caça da baleia, produção e distribuição de óleo que desempenhou um papel ativo no processo de formação do município de Garopaba. A análise que se segue considera não só a importância econômica da produção do óleo da baleia, mas enfatiza o seu papel primordial ao imprimir um ritmo próprio à economia de algumas regiões coloniais. Nesse sentido, pretende-se dialogar com a historiografia existente, ressaltando a pouco discutida relação entre as armações e a instalação de uma sucessão regular de centros povoados, que se mantinham no litoral catarinense. 

Biografia do Autor

João Pacheco de Souza, Universidade da Região de Joinville- Univille

Possui graduação em Abi - Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978). Atualmente é tecnico em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade na Universidade da Região de Joinville- Univille.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História e Patrimônio Cultural.

 

Roberta Barros Meira, Universidade da Região de Joinville - Univille

Bacharel e licenciada em Historia pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade e do Departamento de História da Universidade da Região de Joinville - Univille. Tem experiência na área de História do Brasil, com estudos no campo do patrimônio ambiental e História Econômica.

Referências

AHU [post, 1799, novembro, 6, ilha de SC].

AHU Doc. 405 [post, 1799, novembro, 6, ilha de SC].

ALVIM, Miguel de Souza Mello. A pesca da baleia em Santa Catarina. Revista Trimestral do Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina. Florianópolis: Typ da Escola dos Artífices, v.3, 1914.

Arquivo Nacional, Rio de Janeiro – Junta do Comércio, Caixa 360, Real Administração da Pesca da Baleia.

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Caçadores de baleia: armações, arpoadores, atravessadores e outros sujeitos envolvidos nos negócios do cetáceo no Brasil. 1ª. ed. São Paulo: Annablume, 2009.

COMERLATO, Fabiana. Análise Espacial das Armações Catarinenses e suas Estruturas Remanescentes: um estudo através da arqueologia histórica. Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

ELLIS, Myriam. A Baleia no Brasil Colonial. São Paulo, Edições Melhoramentos/Edusp, 1969.

ELLIS, Myriam. Aspectos da pesca da baleia no Brasil Colonial. XIV Coleção da Revista de História. São Paulo, 1958.

FARIAS Vilson Francisco de. A Freguesia da Enseada de Brito: Evolução Histórica-Demográfica no Período de 1778 a 1807. UFSC, 1980.

HARO, Martins Afonso Palma de (org.). Ilha de Santa Catarina; relatos de viajantes estrangeiros nos séculos XVIII e XIX. Florianópolis: ed. da UFSC/ Lunardelli, 1990.

PIAZZA, Walter. Santa Catarina: sua história. Florianópolis: UFSC/Lunardelli, 1983.

SAINT-HILAIRE, Auguste. Viagem a Curitiba e Província de Santa Catarina. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.

SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil (1550-1627). Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1982.

SILVA, José Gonçalves dos Santos. Subsídios para a história da província de Santa Catarina. Florianópolis: IHGSC, 2007.

SILVA, José Gonçalves dos Santos. Subsídios para a história da província de Santa Catarina. Florianópolis: IHGSC, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

de Souza, J. P., & Meira, R. B. (2018). A Armação Baleeira de Garopaba: sua justa dimensão. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 25(40), 413–434. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2018v25n40p413

Edição

Seção

Artigo