Raimundo Lúlio, a Idade Média global e o ensino de História: perspectivas de abordagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2021.e76832

Resumo

Detratores e enaltecedores da Idade Média concordam com o fato de que ela é uma etapa do passado da Europa. O objetivo deste artigo é superar essa perspectiva, articulando a Idade Média global ao ensino de história. Para isso, algumas categorias, como integração, conexão e interação, serão mobilizadas para a compreensão de uma experiência de globalidade. Seguiremos os passos de Raimundo Lúlio (c. 1232-1316), filósofo maiorquino cuja extensa e multifacetada obra tem sido cada vez mais pesquisada e traduzida no Brasil. A trajetória e o pensamento de Lúlio, contudo, foram pouco aproveitados no ensino de história. Com o propósito de oferecer caminhos e possibilidades, analisaremos o potencial de determinadas histórias em quadrinhos sobre o filósofo e adaptações infantojuvenis do corpus luliano, indicando perspectivas de abordagem para a atuação docente e elaborando materiais didáticos.

Biografia do Autor

Guilherme Queiroz de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba

História Medieval

Referências

A HISTÓRIA DE RAMON LLULL (1232-1316) EM QUADRINHOS. Adaptação para o português: Tatyana Nunes Lemos. Revisão final: Ricardo da Costa. Disponível em: https://www.ricardocosta.com/historia-de-ramon-llull-1232-1316-em-quadrinhos. Acesso em: 20 mar. 2020.

ABULAFIA, David. Mediterranean History as Global History. History and Theory, Middletown, v. 50, n. 2, p. 220-228, 2011.

ABU-LUGHOD, Janet. Before European Hegemony: The World System A.D. 1250-1350. Nova York: Oxford University Press, 1989.

ALMEIDA, Néri de Barros; DELLA TORRE, Robson (org.). O Mediterrâneo medieval reconsiderado. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.

ANTUNES, Tiana Andreza Melo; OLIVEIRA, Thaís Martins de. A literatura infantil em sala de aula nos anos iniciais: a importância dos contos. Revista de Letras, Curitiba, v. 19, n. 26, p. 16-33, 2017.

APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2014.

AUCA DE RAMON LLULL. Texto: Joan Vilamala. Ilustrações: Jaume Gubianas. Manacor: Ajuntament de Manacor, 2003. Disponível em: http://www.auques.cat/auca.php?auca=llull. Acesso em: 27 mar. 2020.

BAYARD, Adrien; BOVO, Cláudia Regina. Histórias conectadas da Idade Média: abordagens globais antes de 1600. Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 44, 2020.

BONNICI, Thomas. De Mazara a Lucera: os muçulmanos na Sicília, em Malta e na Itália, 827-1300. Maringá: Massoni, 2018.

BORGOLTE, Michael. A Crisis of the Middle Ages? Deconstructing and Constructing European Identities in a Globalized World. In: LOUB, Graham A.; STAUB, Martial

(ed.). The Making of Medieval History. York: York Medieval Press, 2017. p. 70-84.

BORRÁS RULLÁN, J. Lo que dice el Bto. Ramón Lull de los Mongoles o Tártaros.

Boletí de la Societat Arqueológica Luliana, Palma de Mallorca, v. 12, p. 7-10, 1909.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

BREVICULUM. Karlsruhe, Badische Landesbibliothek, Cod. St. Peter perg. 92, fol. 3v. Disponível em: https://digital.blb-karlsruhe.de/blbhs/content/pageview/105546. Acesso em: 27 mar. 2020.

BUTIÑÁ JIMÉNEZ, J. Sobre el escandaloso “Llibre de les bèsties” de Ramón Llull y su audiencia. Espacio, Tiempo y Forma, Serie III, Historia Medieval, Madri, n. 17, p. 79-94, 2004.

CHAMBOULEYRON, Rafael. Os historiadores e os mapas. Perspectivas de pesquisa e ensino. In: HENRIQUE, Marcio Couto (org.). Diálogos entre história e educação. Belém: Editora Açaí, 2014. p. 35-67.

CONRAD, Sebastian. O que é a História Global? Lisboa: Edições 70, 2019.

COSTA, Ricardo da. Ramon Llull (1232-1316) foi o filósofo da tolerância na Idade Média? O Livro do Tártaro e o Cristão (1288). In: SALATINI, Rafael; DIAS, Laércio Fidélis (org.). Reflexões sobre a Paz. Marília: Oficina Universitária, 2018. p. 115-138. v. 2.

CRESQUES, A. Atlas Catalão, Ms. Esp. 30, Bibliothèque nationale de France, 1375. Wikimedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3b/El_mar_Mediterr%C3%A1neo_en_el_Atlas_catal%C3%A1n_de_Cresques_Abraham.jpg. Acesso em: 15 mar. 2020.

DOCUMENTÁRIO de Ibn Battuta é exibido em escolas. Portal da PROREXT – UFRGS, 2010. Disponível em: http://www.ufrgs.br/prorext-siteantigo/news/documentario-de-ibn-battuta-e-exibido-em-escolas. Acesso em: 20 mar. 2020.

EL HISTORIADOR y escritor Gaspar Valero visita La Salle Palma para inaugurar una exposición sobre Ramon Llull, Colegio La Salle Palma, 2016. Disponível em: http://www.lasallevalenciapalma.es/historiador-escritor-gaspar-valero-visita-la-salle-palma-inaugurar-una-exposicion-ramon-llull/. Acesso em: 15 mar. 2020.

ENLLULLA’T. Programa Educatiu sobre Ramon Llull - Unitats Didàctiques. enLLULLa’t, 2016. Disponível em: http://enllullat.cat/. Acesso em: 10 mar. 2020.

FORMIGA, Girlene Marques. As várias formas de ler clássicos literários: uma proposta com as adaptações. In: BARBOSA, Socorro de Fátima Pacífico (org.). Ensinar literatura através projetos didáticos e de temas caracterizadores. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011. p. 25-57.

FRANKOPAN, Peter. Why We Need to Think About the Global Middle Ages. Journal of Medieval Worlds, Berkeley, v. 1, n. 1, p. 5-10, 2019.

GARCÍA FITZ, F. ¿La “España de las tres culturas”? El tópico de la tolerancia y los límites de la coexistencia en la España medieval. In: JESÚS MERINERO, M. (coord.). Diálogo de Civilizaciones Oriente-Occidente. Cáceres: Universidad de Extremadura, 2002. p. 127-155.

GARCÍA ESPADA, A. El Imperio Mongol. Madrid: Editorial Síntesis, 2017.

GARCÍA SANJUÁN, A. Cómo desactivar una bomba historiográfica: la pervivencia actual del paradigma de la Reconquista. In: AYALA MARTÍNEZ, C. de et al (coord.). La Reconquista: Ideología y justificación de la Guerra Santa peninsular. Madrid: La Ergástula Ediciones, 2019. p. 99-119.

GAYÀ ESTELRICH, J. Ramon Llull en Oriente (1301-1302): circunstancias de un viaje. Studia Lulliana, Palma de Mallorca, v. 37, p. 25-78, 1997.

GEARY, Patrick. O mito das Nações: a invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2005.

HEERS, Jacques. Escravos e domésticos na Idade Média no mundo mediterrâneo. São Paulo: Difel, 1983.

HERMANS, Erik. Introduction. In: HERMANS, Erik (ed.). A Companion to the Global Early Middle Ages. Leeds: Arc Humanities Press, 2020. p. 01-12.

HILLGARTH, Jocelyn Nigel. Ramón Llull y el lulismo en la Francia del siglo XIV. Barcelona: Institut d’Estudis Catalans, 2018.

HOLMES, Catherine; STANDEN, Naomi. Defining the Global Middle Ages. Medieval Worlds, Viena, n. 1, p. 106-117, 2015.

JACOBY, David. Western commercial and Colonial Expansion in the Eastern Mediterranean and the Black Sea in the Late Middle Ages. In: ORTALLI, Gherardo; SOPRACASA, Alessio (ed.). Rapporti mediterranei, pratiche documentarie, presenze veneziane: le reti economiche e culturali (XIV-XVI secolo). Veneza: IVSLA, 2017. p. 03-50.

LAKOFF, George. The contemporary theory of metaphor. In: ORTONY, Andrew (ed.). Metaphor and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p. 202-251.

LANGER, Johnni. O ensino de História Medieval pelos quadrinhos. História, Imagem e Narrativas, Rio de Janeiro, v. 8, p. 01-24, 2009.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.

LEE, Peter. Progressão da compreensão dos alunos em História. In: BARCA, Isabel (org.). Perspectivas em Educação Histórica. Actas das Primeiras Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Universidade do Minho, 2001. p. 13-27.

LEÓN FLORIDO, F. Translatio Studiorum: Traslado de los libros y diálogo de las civilizaciones en la Edad Media. Revista General de Información y Documentación, Madri, v. 15, n. 2, p. 51-77, 2005.

LIBRO DE LAS BESTIAS. Adaptação: Aurora Díaz Plaja. Ilustrações: Pilarín Bayés. Barcelona: Ultramar Editores, 1986.

LIVRO DO GENTIO E DOS TRÊS SÁBIOS. Adaptação: Ignasi Moreta. Ilustrações: Àfrica Fanlo. Tradução para o português: Inês Castel-Branco. Barcelona: Pequena Fragmenta, 2016.

LÚLIO, Raimundo. Livro das bestas. São Paulo: Editora Giordano; Edições Loyola, 1990.

LÚLIO, R. O livro do gentio e dos três sábios. Petrópolis: Vozes, 2001.

LÚLIO, R. Vida coetânea. Coimbra: Ariadne Editora, 2004.

LÚLIO, R. O livro derradeiro. In: Raimundo Lúlio e as Cruzadas. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2009a. p. 35-99.

LÚLIO, R. Romanç d’Evast e Blaquerna. Palma de Mallorca: Patronat Ramon Llull, 2009b.

LÚLIO, Raimundo. O livro da disputa entre Pedro e Ramon. In: FEITOSA, Márcia; ZIERER, Adriana (org.). Literatura e História Antiga e Medieval: diálogos interdisciplinares. São Luís: Edufma, 2010. p. 317-338.

MACEDO, José Rivair. Repensando a Idade Média no Ensino de História. In:

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003. p. 109-126.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

MALERBA, Jurandir. História da historiografia e perspectiva global: um diálogo possível? Esboços, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 457-472, 2019.

MARTÍN PASCUAL, L. Huella del Calila e Dimna en la literatura catalana medieval. In: ORTOLA, M.-S. (coord.). Énoncés sapientiels et littérature exemplaire. Nancy: Éditions Universitaires de Lorraine, 2013. p. 83-99.

MATEUS, Natasha Nickolly A. S. Ensino de História Medieval: a obra Doutrina para Crianças, de Ramon Llull e a produção do paradidático “Ramon Llull e a Idade Média”. Dissertação (Mestrado Profissional em História, Ensino e Narrativas) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, São Luís, 2018.

MOLINA, Ana Heloisa. Mapas Históricos: alguns apontamentos e uma abordagem pedagógica. In: ALEGRO, Regina Célia et al (org.). Temas e questões para o ensino de história do Paraná. Londrina: Eduel, 2013. p. 65-86.

MOORE, Robert I. A Global Middle Ages? In: BELICH, James; DARWIN, John; FRENZ, Margret; WICKHAM, Chris (ed.). The Prospect of Global History. Oxford: Oxford University Press, 2016. p. 80-92.

PARDO PASTOR, J. “Diálogo interreligioso” y Edad Media latina. Boletín de la Real Academia de Buenas Letras de Barcelona, Barcelona, v. 49, p. 433-446, 2004.

PEREIRA, Nilton Mullet. Imagens da Idade Média na Cultura Escolar. Revista Aedos, Porto Alegre, v. 2, p. 117-127, 2009.

PUIG MONTADA, J. Ramon Llull and the Islamic culture of the Mediterranean. In: AKASOY, A.; RAVEN, W (eds.). Islamic Thought in the Middle Ages. Leiden: Brill, 2008. p. 503-519.

RAMON LLULL, UN HOME FANTÀSTIC. Dossiê da revista Cavall Fort (n. 1289-1290). Texto: Mercè Canela e Eugènia Morer. Ilustrações: Lluïsot, Laura de Castellet, Pep Brocal i Quim Bou. Barcelona: Edicions Cavall Fort, 2016.

SELFA SASTRE, Moisés. La transmisión de la ideología medieval en la literatura infantil y juvenil actual: el caso de los exempla de el Llibre de les Bèsties (1289), de Ramon Llull, y sus adaptaciones infantiles y juveniles. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 2, p. 71-79, 2019.

SILVA, Edlene. Livros didáticos e ensino de história: a Idade Média nos manuais escolares do Ensino Fundamental. História & Ensino, Londrina, v. 17, n. 1, p. 7-31, 2011.

SILVA, Marcelo Cândido da. Uma história global antes da globalização? Circulação e espaços conectados na Idade Média. Revista de História da USP, São Paulo, n. 179, 2020.

SILVEIRA, Aline Dias da. História global da Idade Média: estudos e propostas epistemológicas. Roda da Fortuna, Barcelona, v. 8, n. 2, p. 210-236, 2019.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo (org.). Os quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009. p. 9-42.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VILELA, Marco Túlio. Os quadrinhos na aula de história. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro (org.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014. p. 105-129.

VISITA del Joglar Pau. Colegio La Salle Palma, 2016. Disponível em: https://palma.lasalle.es/visita-del-joglar-pau-a-infantil/. Acesso em: 15 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Souza, G. Q. de. (2021). Raimundo Lúlio, a Idade Média global e o ensino de História: perspectivas de abordagem. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 28(48), 531–557. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2021.e76832

Edição

Seção

Artigo