Anglo-americanos no cinema do stalinismo tardio: os satélites europeus
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e78200Palavras-chave:
Guerra Fria, Stalinismo, Cinema SoviéticoResumo
Durante o stalinismo tardio (1945-53), o cinema soviético, como o americano, produziu várias películas veiculando mensagens de interesse governamental. A propaganda soviética transparece em filmes como Zagovor obrechennyh, 1950, apesar (e talvez com maior maestria) do trabalho do diretor Mikhail Kalatozov. Por meio da sócio-história cinematográfica de Marc Ferro pode-se apreciar a construção de um discurso legitimador dos novos regimes socialistas locais, da condução da luta política contra o titoísmo e a passagem do Leste Europeu da influência ocidental (ora inglesa, ora alemã) para a soviética (cumprindo o papel do antigo pêndulo russo), e o fim da experiência democrática liberal, trocada pela da democracia popular, com a derrota do novo rival americano e de seu Plano Marshall na região, substituídos pelo COMECOM.
Referências
APPLEBAUM, Anne. Cortina de Ferro: 1944-1956 - o esfacelamento do Leste Europeu. São Paulo: Três Estrelas, 2017.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Record, 2015.
BO, João Lanari. Cinema para russos, cinema para soviéticos. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019.
DEUTSCHER, Isaac. Stalin. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
DOBBS, Michael. Seis meses em 1945: Roosevelt, Stálin, Churchill e Truman, da Segunda Guerra à Guerra Fria. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
FEINBERG, Melissa. Elusive equality: gender, citizenship, and the limits of democracy in Czechoslovakia, 1918-1950. Pittsburgh: University of Pittsburgh, 2006.
FERNANDES, Luís. O enigma do socialismo real. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.
FERRO, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FERRO, Marc. El Cine, una visión de la historia. Madrid: Akal, 2008.
FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: NORA, Pierre (org.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
FRIEDMAN, Max. Rethinking Anti-Americanism. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
GILBERT, Mark. Cold War Europe: the politics of a contested continent. Lanham: Rowman & Littlefield, 2014.
GILBERT, Martin. Winston Churchill. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.
GROSE, Peter. Operation Rollback: America's Secret War Behind the Iron Curtain. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2000.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
JAMESON, Fredric. The geopolitical aesthetic: cinema and space in the world system. Bloomington: Indiana University Press, 1995.
JAMES, Beverly. Imagining postcommunism: visual narratives of Hungary’s 1956 Revolution. College Station: Texas A&M University Press, 2005.
JUDT, Tony. Pós-guerra: uma história da Europa desde 1914. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
KENEZ, Peter. Cinema and Soviet society: from the Revolution to the death of Stalin. Londres: I.B. Tauris Publishers, 2001.
KERSHAW, Ian. De volta do inferno: Europa, 1914-1949. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
KIDNER, Frank et al. Making Europe. Boston: Wadsworth, 2013.
KOTKIN, Stephen; GROSS, Jan T. Sociedade incivil. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
LIEHM, Mira; Antonín LIEHM. The most important art: Soviet and Eastern European film after 1945. Berkeley: University of California Press, 1980.
LOWE, Keith. Continente selvagem: o caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
LOWE, Norman. História do Mundo Contemporâneo. São Paulo: Penso Editora, 2016.
MCMILLAN, Priscilla. Khrushchev and the Arts: the politics of Soviet Culture, 1962-1964. Cambridge: M.I.T. Press, 1965.
OLIVEIRA, Dennison. O cinema e a Segunda Guerra Mundial no século XXI. In: VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapuava. 8º Encontro Nacional de História da Mídia-Rede Alcar. Guarapuava: Ed. da UNICENTRO, 2011. vº1.
ROLLBERG, Peter. Historical dictionary of Russian and Soviet cinema. Lanham: Scarecrow Press, 2009.
SETON-WATSON, Hugh. The Eastern European Revolution. Nova York: Praeger: 1956.
SPRING, Derek; TAYLOR, Richard. Stalinism and Soviet cinema. Nova York: Routledge, 2013.
TAUBMAN, William. Khrushchev: the man and his Era. Nova York: W. W. Norton & Company, 2004.
TUROVSKAYA, Maya. Filmy “kholodnoy voyny”. Iskusstvo kino, Moscou, Nº 9, p. 98-106, 1996.
VOLKOGONOV, Dmitri. Stalin: triunfo e tragédia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
WILLIAMS, Larson. Film and nationalism. New Brunswick: Rutgers University Press, 2002.
FILMOGRAFIA
ADMIRAL Nakhimov [Almirante Nakhimov]. Direção: Vsevolod Pudovkin. Moscou: Mosfilm, 1946. 1 DVD (88 minutos), P&B.
ADMIRAL Ushakov [Almirante Ushakov]. Direção: Mikhail Romm. Moscou: Mosfilm, 1953. 1 DVD (108 min), color.
GEROI Shipki [Os heróis de Shipka]. Direção: Sergei Vasilyev. Leningrado/Sofia: Lenfilm/Boyana Film, 1954. 1 DVD (137 min), color.
KORABLI shturmuyut bastiony [Bastiões da tempestade dos navios/Almirante Ushakov parte II]. Direção: Mikhail Romm. Moscou: Mosfilm, 1953. 1 DVD (108 min), color.
MAKSIMKA. Direção: Vladimir Braun. Kiev: Dovjenko Kinostudiya, 1952. 1 DVD (78 min), color.
NEZABYVAEMYY 1919 god [O inesquecível ano de 1919]. Direção: Mikheil Chiaureli. Moscou: Mosfilm, 1951. 1 DVD (108 min), color.
PADENIE Berlina [A queda de Berlim]. Direção: Mikheil Chiaureli. Moscou: Mosfilm, 1950. 2 DVDs (151 min), color.
PROSHCHAY, Amerika! [Adeus, América!]. Direção: Alexander Dovjenko; Julia Solntseva. Moscou: Mosfilm, 1951. 1 DVD (70 min), color.
RUSSKIY vopros [Questão russa]. Direção: Mikhail Romm. Moscou: Mosfilm, 1947. 1 DVD (91 min), P&B.
SEKRETNAYA missiya [Missão secreta]. Direção: Mikhail Romm. Moscou: Mosfilm, 1950. 1 DVD (98 min), P&B.
SEREBRISTAYA pyl [Pó de prata]. Direção: Pavel Armand; Abram Room. Moscou: Mosfilm, 1953. 1 DVD (102 min), color.
SHKOLA zlosloviya [Escola de fofoca]. Direção: Abram Room. Moscou: Mosfilm, 1952. 1 DVD (161 min), P&B.
SMELIIE lyudi [Pessoas ousadas]. Direção: Konstantin Yudin. Moscou: Mosfilm, 1950. 1 DVD (95 min), color.
SPORTIVNAYA Chest [Honra esportiva]. Direção: Vladimir Petrov. Moscou: Mosfilm, 1951. 1 DVD (107 min), color.
SUD chesti [Tribunal de honra]. Direção: Abram Room. Moscou: Mosfilm, 1948. 1 DVD (90 min), P&B.
V mirnyye dni [Em dias de paz]. Direção: Vladimir Braun. Kiev: Kievskaya Kinostudiya, 1950. 1 DVD (97 min), color.
VELIKAYA sila [Grande poder]. Direção: Friedrich Ermler. Leningrado: Lenfilm, 1950. 1 DVD (106 min), P&B.
VELIKIY perelom [A grande virada]. Direção: Fridrikh Ermler. Leningrado: Lenfim, 1945. 1 DVD (108 min), P&B.
VELIKIY voin Albanii Skanderbeg [Scanderbeg, grande guerreiro da Albânia]. Direção: Sergei Yutkevich. Tirana/Moscou: Albfilm/Mosfilm, 1953. 1 DVD (120 min), color.
VSTRECHA na Elbe [Encontro no Elba]. Direção: Grigori Aleksandrov. Moscou: Mosfilm, 1949. 1 DVD (104 min), P&B.
Zagovor obrechonnykh [Conspiração dos condenados]. Direção: Mikhail Kalatozov. Moscou: Mosfilm, 1950. 1 DVD (103 min), color.
ZASTAVA v gorakh [Posto avançado nas montanhas]. Direção: Konstantin Yudin. Moscou: Mosfilm, 1953. 1 DVD (100 min), color.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Moisés Wagner Franciscon

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.