Anglo-americanos no cinema do stalinismo tardio: os satélites europeus

Autores

  • Moisés Wagner Franciscon UFPR/SEED-PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e78200

Palavras-chave:

Guerra Fria, Stalinismo, Cinema Soviético

Resumo

Durante o stalinismo tardio (1945-53), o cinema soviético, como o americano, produziu várias películas veiculando mensagens de interesse governamental. A propaganda soviética transparece em filmes como Zagovor obrechennyh, 1950, apesar (e talvez com maior maestria) do trabalho do diretor Mikhail Kalatozov. Por meio da sócio-história cinematográfica de Marc Ferro pode-se apreciar a construção de um discurso legitimador dos novos regimes socialistas locais, da condução da luta política contra o titoísmo e a passagem do Leste Europeu da influência ocidental (ora inglesa, ora alemã) para a soviética (cumprindo o papel do antigo pêndulo russo), e o fim da experiência democrática liberal, trocada pela da democracia popular, com a derrota do novo rival americano e de seu Plano Marshall na região, substituídos pelo COMECOM.

Biografia do Autor

Moisés Wagner Franciscon, UFPR/SEED-PR

Pós-doutorando. Professor SEED-PR. UFPR. História. Campo Mourão, Paraná, Brasil.

Referências

APPLEBAUM, Anne. Cortina de Ferro: 1944-1956 - o esfacelamento do Leste Europeu. São Paulo: Três Estrelas, 2017.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Record, 2015.

BO, João Lanari. Cinema para russos, cinema para soviéticos. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019.

DEUTSCHER, Isaac. Stalin. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

DOBBS, Michael. Seis meses em 1945: Roosevelt, Stálin, Churchill e Truman, da Segunda Guerra à Guerra Fria. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

FEINBERG, Melissa. Elusive equality: gender, citizenship, and the limits of democracy in Czechoslovakia, 1918-1950. Pittsburgh: University of Pittsburgh, 2006.

FERNANDES, Luís. O enigma do socialismo real. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.

FERRO, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FERRO, Marc. El Cine, una visión de la historia. Madrid: Akal, 2008.

FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: NORA, Pierre (org.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

FRIEDMAN, Max. Rethinking Anti-Americanism. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

GILBERT, Mark. Cold War Europe: the politics of a contested continent. Lanham: Rowman & Littlefield, 2014.

GILBERT, Martin. Winston Churchill. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.

GROSE, Peter. Operation Rollback: America's Secret War Behind the Iron Curtain. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2000.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

JAMESON, Fredric. The geopolitical aesthetic: cinema and space in the world system. Bloomington: Indiana University Press, 1995.

JAMES, Beverly. Imagining postcommunism: visual narratives of Hungary’s 1956 Revolution. College Station: Texas A&M University Press, 2005.

JUDT, Tony. Pós-guerra: uma história da Europa desde 1914. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

KENEZ, Peter. Cinema and Soviet society: from the Revolution to the death of Stalin. Londres: I.B. Tauris Publishers, 2001.

KERSHAW, Ian. De volta do inferno: Europa, 1914-1949. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

KIDNER, Frank et al. Making Europe. Boston: Wadsworth, 2013.

KOTKIN, Stephen; GROSS, Jan T. Sociedade incivil. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

LIEHM, Mira; Antonín LIEHM. The most important art: Soviet and Eastern European film after 1945. Berkeley: University of California Press, 1980.

LOWE, Keith. Continente selvagem: o caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

LOWE, Norman. História do Mundo Contemporâneo. São Paulo: Penso Editora, 2016.

MCMILLAN, Priscilla. Khrushchev and the Arts: the politics of Soviet Culture, 1962-1964. Cambridge: M.I.T. Press, 1965.

OLIVEIRA, Dennison. O cinema e a Segunda Guerra Mundial no século XXI. In: VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapuava. 8º Encontro Nacional de História da Mídia-Rede Alcar. Guarapuava: Ed. da UNICENTRO, 2011. vº1.

ROLLBERG, Peter. Historical dictionary of Russian and Soviet cinema. Lanham: Scarecrow Press, 2009.

SETON-WATSON, Hugh. The Eastern European Revolution. Nova York: Praeger: 1956.

SPRING, Derek; TAYLOR, Richard. Stalinism and Soviet cinema. Nova York: Routledge, 2013.

TAUBMAN, William. Khrushchev: the man and his Era. Nova York: W. W. Norton & Company, 2004.

TUROVSKAYA, Maya. Filmy “kholodnoy voyny”. Iskusstvo kino, Moscou, Nº 9, p. 98-106, 1996.

VOLKOGONOV, Dmitri. Stalin: triunfo e tragédia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

WILLIAMS, Larson. Film and nationalism. New Brunswick: Rutgers University Press, 2002.

FILMOGRAFIA

ADMIRAL Nakhimov [Almirante Nakhimov]. Direção: Vsevolod Pudovkin. Moscou: Mosfilm, 1946. 1 DVD (88 minutos), P&B.

ADMIRAL Ushakov [Almirante Ushakov]. Direção: Mikhail Romm. Moscou: Mosfilm, 1953. 1 DVD (108 min), color.

GEROI Shipki [Os heróis de Shipka]. Direção: Sergei Vasilyev. Leningrado/Sofia: Lenfilm/Boyana Film, 1954. 1 DVD (137 min), color.

KORABLI shturmuyut bastiony [Bastiões da tempestade dos navios/Almirante Ushakov parte II]. Direção: Mikhail Romm. Moscou: Mosfilm, 1953. 1 DVD (108 min), color.

MAKSIMKA. Direção: Vladimir Braun. Kiev: Dovjenko Kinostudiya, 1952. 1 DVD (78 min), color.

NEZABYVAEMYY 1919 god [O inesquecível ano de 1919]. Direção: Mikheil Chiaureli. Moscou: Mosfilm, 1951. 1 DVD (108 min), color.

PADENIE Berlina [A queda de Berlim]. Direção: Mikheil Chiaureli. Moscou: Mosfilm, 1950. 2 DVDs (151 min), color.

PROSHCHAY, Amerika! [Adeus, América!]. Direção: Alexander Dovjenko; Julia Solntseva. Moscou: Mosfilm, 1951. 1 DVD (70 min), color.

RUSSKIY vopros [Questão russa]. Direção: Mikhail Romm. Moscou: Mosfilm, 1947. 1 DVD (91 min), P&B.

SEKRETNAYA missiya [Missão secreta]. Direção: Mikhail Romm. Moscou: Mosfilm, 1950. 1 DVD (98 min), P&B.

SEREBRISTAYA pyl [Pó de prata]. Direção: Pavel Armand; Abram Room. Moscou: Mosfilm, 1953. 1 DVD (102 min), color.

SHKOLA zlosloviya [Escola de fofoca]. Direção: Abram Room. Moscou: Mosfilm, 1952. 1 DVD (161 min), P&B.

SMELIIE lyudi [Pessoas ousadas]. Direção: Konstantin Yudin. Moscou: Mosfilm, 1950. 1 DVD (95 min), color.

SPORTIVNAYA Chest [Honra esportiva]. Direção: Vladimir Petrov. Moscou: Mosfilm, 1951. 1 DVD (107 min), color.

SUD chesti [Tribunal de honra]. Direção: Abram Room. Moscou: Mosfilm, 1948. 1 DVD (90 min), P&B.

V mirnyye dni [Em dias de paz]. Direção: Vladimir Braun. Kiev: Kievskaya Kinostudiya, 1950. 1 DVD (97 min), color.

VELIKAYA sila [Grande poder]. Direção: Friedrich Ermler. Leningrado: Lenfilm, 1950. 1 DVD (106 min), P&B.

VELIKIY perelom [A grande virada]. Direção: Fridrikh Ermler. Leningrado: Lenfim, 1945. 1 DVD (108 min), P&B.

VELIKIY voin Albanii Skanderbeg [Scanderbeg, grande guerreiro da Albânia]. Direção: Sergei Yutkevich. Tirana/Moscou: Albfilm/Mosfilm, 1953. 1 DVD (120 min), color.

VSTRECHA na Elbe [Encontro no Elba]. Direção: Grigori Aleksandrov. Moscou: Mosfilm, 1949. 1 DVD (104 min), P&B.

Zagovor obrechonnykh [Conspiração dos condenados]. Direção: Mikhail Kalatozov. Moscou: Mosfilm, 1950. 1 DVD (103 min), color.

ZASTAVA v gorakh [Posto avançado nas montanhas]. Direção: Konstantin Yudin. Moscou: Mosfilm, 1953. 1 DVD (100 min), color.

Downloads

Publicado

2023-03-27

Como Citar

Franciscon, M. W. (2023). Anglo-americanos no cinema do stalinismo tardio: os satélites europeus. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 29(52), 772–798. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e78200

Edição

Seção

Artigo