Como contar a história da Covid-19? Reflexões a partir dos arquivos digitais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2021.e80966Resumo
O panorama de arquivamento digital da pandemia da Covid-19 no Brasil é um eixo argumentativo que possibilita a reflexão sobre temas como: as possibilidades de escrita da história da Covid-19 em escala global; a infraestrutura de arquivos digitais; a construção coletiva de acervos por uma rede de projetos paralelos no país; as características da produção social e do teor documental dos registros preservados nessas iniciativas. O cenário pandêmico catalisa e desnuda problemas concernentes à memória, aos arquivos e à história que não são novos, mas se veem diante de uma ocasião profícua para avanços teóricos e práticos relevantes — que vão do aprimoramento infraestrutural à revisão das balizas epistemológicas para a construção da memória e da história em escala global.
Referências
A NEW YORK MINUTE IN HISTORY: Documenting a pandemic in real time. Entrevistadores: Devin Lander e Lauren Roberts. Entrevistados: Christine Ridarsky e Matthew Urtz. Albany: WAMC Podcasts, 10 abr. 2020. Podcast. Disponível em: https://wamcpodcasts.org/podcast/documenting-a-pandemic-in-real-time-a-new-york-minute-in-history/. Acesso em: 30 jul. 2020.
ADESÃO ao isolamento social cai, diz Datafolha. G1, Rio de Janeiro, 19 ago. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/19/adesao-ao-isolamento-social-cai-diz-datafolha.ghtml. Acesso em: 23 dez. 2020.
ADUFC-Sindicato. Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará. Memórias de quarentena. Fortaleza, 2021. Disponível em: http://adufc.org.br/memorias-de-quarentena/. Acesso em: 3 dez. 2020.
ALBUQUERQUE, Durval Muniz de, Júnior. O tecelão dos tempos: novos ensaios de teoria da história, São Paulo: Intermeios, 2019.
ALVES, Daniel Ribeiro. As Digital Humanities como uma comunidade de práticas: entrevista com o professor Daniel Alves (IHC/NOVA FCSH). [Entrevista cedida a] Israel Aquino. Aedos, Porto Alegre, v. 12, n. 26, p. 740-761, ago. 2020.
ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (AGCRJ). Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.Testemunhos do isolamento. Rio de Janeiro, [2020]. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/testemunhos-do-isolamento. Acesso em: 3 dez. 2020.
AUERBACH, Adam. Informal archives: historical narratives and the preservation of paper in India’s urban slums. Studies in Comparative International Development, New Brunswick, v. 53, n. 3, p. 343-364, set. 2018.
BARICHELLO, Eugênia; CARVALHO, Luciana. Entendendo as mídias sociais digitais a partir da ideia mcluhaniana de medium-ambiência. MATRIZes, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 235-246, jan./jun. 2013.
BAZZO, Juliane [blog Primavera nos dentes]. Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais. Grupo Privado, 554 membros. Facebook [EUA]. [Criado] 21 abr. 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/614331212485382/. Acesso em: 3 dez. 2020.
BAZZO, Juliane. [Blog Primavera nos dentes]. Escola em quarentena: um registro antropológico de memórias educacionais. Grupo Privado, 554 membros. Facebook [EUA]. [Criado] 21 abr. 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/614331212485382/. Acesso em: 3 dez. 2020.
BELLOTTO, Heloísa L. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
BRABHAM, Daren C. The myth of the amateur crowd. Information, Communication & Society, London, v. 15, n. 3, p. 394-410, 2012.
BRIDGING, The IFPH–FIHP Blog [Editorial]. International Federation For Public History–Fédération Internationale pour l’Histoire Publique (IFPH-FIHP). Mapping public history projects about COVID 19. Marselha: Hipothéses.org. [OpenEdition]. Publicado em 31 ago. 2020. Disponível em: https://ifph.hypotheses.org/3276. Acesso em: 20 jan. 2021.
BRÜGGER, Niels; SCHROEDER, Ralph (ed.). The Web as History: Using Web Archives to Understand the Past and the Present. Londres: UCL Press, 2017.
BUSA, Roberto, S. J. Index Thomisticum. Corpus Thomistucum. Dirigido pelo Prof. Enrique Alarcón, Pamplona: Universidad de Navarra, Departamento de Filosofía, Fundación Tomas de Aquino, 2005. Disponível em: http://www.corpusthomisticum.org/it/index.age. Acesso em: 10 jan. 2021.
CHAKRABARTY, Dipesh. An era of pandemics? what is global and what is planetary about COVID-19. Critical Inquiry, Chicago, 16 out. 2020. Disponível em: https://critinq.wordpress.com/2020/10/16/an-era-of-pandemics-what-is-global-and-what-is-planetary-about-covid-19. Acesso em: 3 dez. 2020.
COMUNIDADES CATALISADORAS et. al. Painel Unificador Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro. 2020. Disponível em: www.favela.info. Acesso em: 22 dez. 2020.
CONRAD, Sebastian. Historia Global: agendas y perspectivas. In: RIOJAS, Carlos; RINKE, Stefan (org.). Historia Global: perspectivas y tensiones. Stuttgart: Hans-Dieter Heinz, 2017. p. 28-39.
CONRAD, Sebastian. What is Global History? Princeton: Princeton University Press, 2016.
COOK, Terry. O passado é prólogo: Uma história das ideias arquivísticas desde 1898 e a futura mudança de paradigma. In: HEYMANN, Luciana; NEDEL, Letícia. Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018. p. 17-83.
COVID-19 in Latin America: a humanitarian crisis [Editorial]. The Lancet, Oxford, v. 396, n. 10261, p. 1463, nov. 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)32328-X/fulltext. Acesso em: 9 dez. 2020.
DAVIS CENTER [The Davis Center for Russian and Eurasian Studies], Cambridge, Universidade de Harvard. The Imperiia Project: maps. data. questions. notes. insight. 2018. Disponível em: https://imperiia.omeka.fas.harvard.edu/about. Acesso em: 26 maio 2021.
DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/UNICAMP (DSC/UNICAMP). Pandemia na rua. Estudo avaliativo do enfrentamento à Covid-19 realizado por equipes de Consultório na Rua no Brasil. Campinas, [Atualizado] 20 out. 2020. Disponível em: https://sites.google.com/dac.unicamp.br/pandemianarua/p%C3%A1gina-inicial. Acesso em: 3 dez. 2020.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DICIONÁRIO DE FAVELAS MARIELLE FRANCO. Coronavírus nas favelas. Rio de Janeiro, 1 jun. 2020. Disponível em: https://wikifavelas.com.br/index.php?title=Coronav%C3%ADrus_nas_favelas. Acesso em: 3 dez. 2020.
FICKERS, Andreas. Towards a new digital historicism? doing history in the age of abundance. Journal of European History and Culture, Oxford, v. 1, n. 1, p. 19-26, 2012.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1986.
FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Favela como patrimônio da cidade? Reflexões e polêmicas acerca de dois museus. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 38, p. 49-66, jul./dez. 2006.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (Fiocruz). Radar COVID-19 favelas. In: Observatório Covid-19: informação para ação. Rio de Janeiro: Fiocruz, [2020]. Disponível em:https://portal.fiocruz.br/observatorio-covid-19. Acesso em: 22 dez. 2020.
GAJANIGO, Paulo; SOUZA, Rogério. A Pandemia e o Ordinário: apontamentos sobre a afinidade entre experiência pandêmica e registros cotidianos Estado e Sociedade, Brasília, v. 36, n. 1, p. 37-60, jan./abr. 2021.
GONZÁLEZ-PADILLA, Daniel; TORTOLERO-BLANCO, Leonardo. Social media influence in the COVID-19 Pandemic. International Brazilian Journal of Urology, Rio de Janeiro, v. 46 (Supl. 1), p. 120-124, jul. 2020.
GRUPO DE PESQUISA EM ESTRATÉGIAS AUDIOVISUAIS NA CONVERGÊNCIA (G-Peac). Núcleo de Estudos em Estratégias de Comunicação, Universidade Federal do Maranhão (Neee-UFMA). Pesquisadores aplicam questionário sobre a sonoridade ludovicense durante a pandemia [Notícia]. Questionário: Dinâmicas sociais e suas sonoridades: a percepção da paisagem sonora de São Luís durante a pandemia de Covid-19]. São Luís, 30 jun. 2020. Disponível em: https://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=56522. Acesso em: 3 dez. 2020.
GULDI, Jo; ARMITAGE, David. The History Manifesto. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
IANNINI, Gilson. Sonhos confinados: uma pesquisa sobre a vida onírica no contexto de uma pandemia. [Entrevista cedida ao] Corpo editorial. Mosaico: Estudos em Psicologia, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 103-113, 2020.
IFNMG – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (Teófilo Otoni). Ministério da Educação. Relatos sobre a pandemia. 2020. Disponível em: https://ifnmg.edu.br/mais-noticias-teofilo-otoni/565-teofilo-otoni-noticias-2020/23875-projeto-narrativas-pessoais-convida-para-relatos-da-pandemia. Acesso em: 3 dez. 2020.
IONTA, Marilda. A escrita de si como prática de uma literatura menor: Cartas de Anita Malfatti a Mário de Andrade. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 91-101, jan./abr. 2011.
IUMATTI, Paulo; NICODEMO, Thiago L. Arquivos pessoais e a escrita da história no Brasil: um balanço crítico. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 38, n. 78, p. 97-120, 2018.
JARVIS, Lee. Remember, remember, 11 September: memorializing 9/11 on the Internet. Journal of War & Culture Studies, Londres, v. 3, n. 1, p. 69-82, 2010.
KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. O Covid-19 e as emoções: pensando na e sobre a pandemia. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, João Pessoa, v. 19, n. 55, p.13-26, 2020.
KUSHNIR, Beatriz. Por um memorial da Covid-19. Youtube, Canal do Centro de Humanidades Digitais Unicamp. Campinas, 17 dec. 2020. 1 vídeo (2h43min) [entre 08:19 e 19:40 min]. Disponível em: https://youtu.be/9SqQ-LF7nuA. Acesso: 22 dez. 2020.
LABORATÓRIO EMERGÊNCIA, COVID-19. 3ª ed. Inflexão: estratégias e novas narrativas. Resende: Silo, arte e latitude rural, [2020]. Disponível em:https://labdeemergencia.silo.org.br/3ed/pt/. Acesso em: 22 dez. 2020.
LEFEBVRE, Henri. Rhythmanalysis: space, time and everyday life. Londres: Continuum, 2004.
LEMOS, A. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM). Comunicação, Mídia e Consumo, Porto Alegre, v. 4, n. 10, p. 23-40, 2007.
LITERATURA COMUNICA. Um projeto de incentivo à leitura e comunicação popular. Rio de Janeiro: Literatura Comunica!, [2020] Disponível em: https://literaturacomunica.com.br/. Acesso em: 22 dez. 2020.
MACHADO, Renato; CARVALHO, Daniel; TEIXEIRA, Matheus; CANCIAN, Natália. Governo deixa de informar total de mortes e casos de Covid-19; Bolsonaro diz que é melhor para o Brasil. Folha de São Paulo, Brasília, 6 jun. 2020, Saúde. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/06/governo-deixa-de-informar-total-de-mortes-e-casos-de-covid-19-bolsonaro-diz-que-e-melhor-para-o-brasil.shtml?origin=folha. Acesso em: 3 dez. 2020.
MACIEL, Ana Carolina. Por um memorial da Covid-19. 2020. Youtube, Canal do Centro de Humanidades Digitais Unicamp. Campinas, 17 dec. 2020. 1 vídeo (2h43min) [entre 08:19 e 19:40 min]. Disponível em: https://youtu.be/9SqQ-LF7nuA. Acesso em: 22 dez. 2020.
MEMÓRIAS COVID-19. Plataforma online para compartilhamento de testemunhos sobre a pandemia. [S. l.]. Instagram: @ memoriascovid19 [Perfil], c2021. Disponível em: https://www.instagram.com/memoriascovid19/. Acesso em: 3 dez. 2020.
MORETTI, Franco. Distant reading. Edinburgh: Verso, 2013.
MUSEU DA MARÉ. Rio de Janeiro: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), 2020. Disponível em: https://www.museudamare.org. Acesso em: 22 dez. 2020.
MUSEU DA PESSOA. São Paulo: Instituto Museu da Pessoa.net, [2020]. Disponível em: https://museudapessoa.org/. Acesso em: 22 dez. 2020.
NICODEMO, Thiago Lima; SILVEIRA, Pedro Telles; MARINO, Ian Kisil. Digital resources: digital informal archives in contemporary Brazil. Oxford Research Encyclopedia of Latin American History. Oxford: Oxford University Press, 2021. p. 1-24.
OBSERVATÓRIO COVID. Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, [2020]. Disponível em: https://cemiunicamp.com.br/observatorio-covid-19/. Acesso em: 22 dez. 2020.
OPEN KNOWLEDGE BRASIL. Transparência COVID-19 2.0: dados abertos podem salvar vidas. Londres; São Paulo: Open Knowledge Foundation, 2020. Disponível em: https://transparenciacovid19.ok.org.br/v2/. Acesso em: 18 jun. 2021.
PAVONI, Edson. INUMERÁVEIS: Memorial dedicado à história de cada uma das vítimas do coronavírus no Brasil. [S. l.], [2020]. Disponível em: https://inumeraveis.com.br/. Acesso em: 3 dez. 2020.
POVOS Indígenas do RN. Mapeamento das comunidades/aldeias indígenas do Rio Grande do Norte. Mapeamento das comunidades/aldeias indígenas do Rio Grande do Norte. 2020. CCHLA, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://cchla.ufrn.br/povosindigenasdorn/index.html. Acesso em: 11 dez. 2020.
RAOUL, Valerie. Women and Diaries: Gender and Genre. Mosaic: A Journal for the Interdisciplinary Study of Literature, vol. 22, no. 3, 1989, pp. 57–65.
RELATOS DA PANDEMIA: oficina de percepção e expressão em tempo de distanciamento social [notícia], 21 de maio de 2020. Disponível em: https://scl.ifsp.edu.br/index.php/ultimas-noticias/845-relatos-da-pandemia-oficina-de-percepcao-e-expressao-em-tempo-de-distanciamento-social.html. Acesso em: 22 dez. 2020.
RELATOS do cotidiano durante a pandemia. 2020. Facebook. Grupo Privado, 547 membros. Criado 9 mar. 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/2261561834146786/?_rdc=2&_rdr. Acesso em: 22 dez. 2020.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Arquivo Público do Estado (APERS). Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul: você vive a história em tempo real, colabore para registrá-la. Organizado por Clarissa Sommer e Rodrigo Weimer. Porto Alegre: APERS, [2020]. Disponível em: https://www.apers.rs.gov.br/documentando-covid19-rs. Acesso em: 22 dez. 2020.
RIOJAS, Carlos; RINKE, Stefan. Estudio Introductorio. In: RIOJAS, Carlos; RINKE, Stefan (org.). Historia Global: perspectivas y tensiones. Stuttgart: Hans-Dieter Heinz, 2017. p. 7-26.
ROSENZWEIG, Roy. Clio Wired: the future of the past in the digital age. Nova Iorque: Columbia University Press, 2011.
ROUDINESCO, Elisabeth. A análise e o arquivo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
SABHARWAL, Arjun. Digital curation in the digital humanities: preserving and promoting archival and special collections. Waltham: Chandos Publishing, 2015.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local da diferença: Ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2018.
TERRAS, M. Crowdsourcing in the digital humanities. In: SCHREIBMAN, S.; SIEMENS, R.; UNSWORTH, J. (ed.). A new companion to digital humanities. Oxford: Wiley-Blackwell, 2016. p. 420-439.
URBANO, Laboratório de Estudos da Cidade. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Aqui no meu Quintal. Rio de Janeiro, [2020]. Disponível em: https://mapacolaborativo.org.br/universidade/urbano-laboratorio-de-estados-da-cidade-ufrj-aquinomeuquintal/. Acesso em: 3 dez. 2020.
VALENTE, Mariana Giorgetti. Introdução: Notas gerais sobre a digitalização de acervos no Brasil. In: FREITAS, Bruna Castanheiras de; VALENTE, Mariana Giorgetti. Memórias digitais: o estado da digitalização de acervos no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017. p. 7-55.
VARAL DE EMOÇÕES. Diário virtual sobre o período do Covid na favela da Rocinha, criado por duas moradoras! Rio de Janeiro. Instagram: @varaldeemocoes [Perfil], 2021. Disponível em: https://www.instagram.com/varaldeemocoes/. Acesso em: 18 jun. 2021.
WESLEY COTA, Phd. Website do autor. Viçosa, [2020]. Disponível em: https://wesleycota.com/ Acesso em: 23 jan. 2021.
WIMMER, Mario. The Present as Future Past: anonymous history of historical times. Storia della Storiografia, Pisa, v. 68, n. 2, p. 165-184, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ian Kisil Marino, Paulo Rodrigues Gajanigo, Rogério Ferreira de Souza, Thiago Lima Nicodemo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.