Os signos da cultura POP no grafite palestino: circulação e ativismo digital em perspectiva

Autores

  • Vitoria Paschoal Baldin Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e82690

Palavras-chave:

Palestina, Grafite, Ativismo digital

Resumo

No processo de ativismo palestino atual, as redes sociais são uma importante ferramenta para a circulação, disseminação e engamento coletivo em torno de imagens que pautam as diversas demandas por autonomia estatal, com ênfase na necessidade da aplicação das normas propostas pelos Direitos Humanos nesses locais.  Diversos grafites produzidos nos Territórios Palestinos Ocupados, especialmente na Cisjordânia, utilizaram-se de elementos provenientes do repertório da cultura pop norte-americana, dialogando diretamente com a estratégia de ativismo digital palestino. Essas expressões são aplicadas na arquitetura urbana, registradas e, estrategicamente, passam a circular no âmbito virtual, alcançando públicos transnacionais potencialmente amplos. Dessa forma, o presente estudo objetiva analisar as correlações entre o grafite e ativismo digital palestino, compreendendo a forma pela qual ele é utilizado idealizando alcançar e engajar o público internacional na causa nacional palestina. Para tanto, partiu-se do exame do panorama do ativismo digital, estabelecendo, a partir de um exemplo pontual, a observação da conexão entre o grafite e as plataformas digitais. Na sequência, descrevemos e analisamos os grafites que mobilizam os signos da cultura pop, enfatizando as formas pelas quais tais elementos são mobilizados de maneira associada à causa e demandas palestinas. Portanto, argumentamos que a utilização desses elementos nos grafites é estratégica, possibilitando que o público transnacional se relacione com as demandas palestinas a partir de seus próprios referenciais estéticos e discursivos. 

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Publicado

2022-06-09

Edição

Seção

Dossiê "Radical History em contextos globais"