Os signos da cultura POP no grafite palestino: circulação e ativismo digital em perspectiva

Autores

  • Vitoria Paschoal Baldin Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e82690

Palavras-chave:

Palestina, Grafite, Ativismo digital

Resumo

No processo de ativismo palestino atual, as redes sociais são uma importante ferramenta para a circulação, disseminação e engamento coletivo em torno de imagens que pautam as diversas demandas por autonomia estatal, com ênfase na necessidade da aplicação das normas propostas pelos Direitos Humanos nesses locais.  Diversos grafites produzidos nos Territórios Palestinos Ocupados, especialmente na Cisjordânia, utilizaram-se de elementos provenientes do repertório da cultura pop norte-americana, dialogando diretamente com a estratégia de ativismo digital palestino. Essas expressões são aplicadas na arquitetura urbana, registradas e, estrategicamente, passam a circular no âmbito virtual, alcançando públicos transnacionais potencialmente amplos. Dessa forma, o presente estudo objetiva analisar as correlações entre o grafite e ativismo digital palestino, compreendendo a forma pela qual ele é utilizado idealizando alcançar e engajar o público internacional na causa nacional palestina. Para tanto, partiu-se do exame do panorama do ativismo digital, estabelecendo, a partir de um exemplo pontual, a observação da conexão entre o grafite e as plataformas digitais. Na sequência, descrevemos e analisamos os grafites que mobilizam os signos da cultura pop, enfatizando as formas pelas quais tais elementos são mobilizados de maneira associada à causa e demandas palestinas. Portanto, argumentamos que a utilização desses elementos nos grafites é estratégica, possibilitando que o público transnacional se relacione com as demandas palestinas a partir de seus próprios referenciais estéticos e discursivos. 

Referências

APARTHEID Art: The Stories Behind 14 Striking Pieces Of Graffiti On The West Bank Wall. Scene Arabia. 01 de Abril de 2019. Disponível em: https://scenearabia.com/Culture/apartheid-art-palestine-israel-graffiti-separation-wall-west-ban. Acesso em: 18 jan. 2021.

ASTHANA, Sanjay; HAVANDJIAN, Nishan. Palestinian youth media and the pedagogies of estrangement. Palgrave Macmillan: Springer, 2016.

CAMPOS, Ricardo. A pixelização dos muros: graffiti urbano, tecnologias digitais e cultura visual contemporânea. Revista FAMECOS: Mídia, cultura e tecnologia, Porto Alegre, v. 19, n. 2, 2012, p. 543–566.

CAMPOS, Ricardo. Identidade, imagem e representação na metrópole. In: CAMPOS, Ricardo; BRIGHENTI, Andrea Mubi; SPINELLI, Luciano (org.). Uma Cidade de Imagens – Produções e Consumos Visuais em Meio Urbano. Lisboa: Mundos Sociais, 2011, p.15–30.

ERAY, Alım. The Art of Resistance in the Palestinian Struggle Against Israel. Turkish Journal of Middle Eastern Studies, v. 7, n. 1, 2020, pp. 45-79.

GOULD, Rebecca. The Materiality of Resistance: Israel’s Apartheid Wall and its Graffiti Interpreted in an Age of Globalization. Islamic World of Art, v. 3, n. 1, 2017, p. 16–29.

GRUBER, Christiane; HAUGBOLLE, Sune. Visual Culture in the Modern Middle East: Rhetoric of the image. Indiana: Indiana University Press, 2013.

KHALILI, Laleh. Virtual Nation: Palestinian Cyberculture in Lebanese Camps. In: STEIN, Rebecca L. SWEDENBURG, Ted (org). Palestine, Israel, And The Politics Of Popular Culture. London: Duke University Press Durham & London, 2005, p.126–144.

KUNTSMAN, Adi; STEIN, Rebecca L. Digital Militarism: Israel’s Occupation in the Social Media Age. Stanford University Press, Stanford, California, 2015.

LARKIN, Craig. Jerusalem's separation wall and global message board: graffiti, murals, and the art of sumud. The Arab Studies Journal, v.. 22, n.. 1, Special Issue: Cultures Of Resistance, 2014, p. 134–169.

LI, Eric Ping Hung. PRASAD, Ajnesh. From Wall 1.0 to Wall 2.0: Graffiti, Social Media, and Ideological Acts of Resistance and Recognition Among Palestinian Refugees. American Behavioral Scientist, v. 62, n. 4, 2018, p. 1–18.

LOVE, Nancy S. MATTERN, Mark. Doing Democracy: Activist Art and Cultural Politics. Albany: University of New York Press, 2013.

LUSHSUX. @lushsux. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/lushsux/. Acesso em: 19 fev. 2021.

PARRY, William. Against the Wall: The Art of Resistance in Palestine. Illinois: Lawrence Hill Books, 2011.

SLITINE, Marion. Contemporary art from a city at war: The case of Gaza (Palestine). Cities, n. 77, 2018, p. 49–59.

SPATEEN, Taqi. @taqispateen, Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/taqi_spateen/. Acesso em: 19 fev. 2021.

STENCILS, Cakes. @Cakes_stencils, Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/cakes_stencils/. Acesso em: 19 fev. 2021.

THE GRAFFITI of the West Bank Barrier in Bethlehem. Inspiringcity, 19 de Janeiro de 2019. Disponível em: https://inspiringcity.com/2019/01/19/the-graffiti-of-the-west-bank-barrier-in-bethlehem/. Acesso em: 29 set. 2020.

TOENJES, Ashley. The wall speaks: Graffiti and transnational networks in Palestine. Tese (Mestrado em Artes), Illinois State University, Illinois, 2014.

Downloads

Publicado

2022-06-09

Como Citar

Baldin, V. P. . (2022). Os signos da cultura POP no grafite palestino: circulação e ativismo digital em perspectiva. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 29(50), 133–151. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2022.e82690

Edição

Seção

Dossiê "Radical History em contextos globais"