Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e o Oriente Médio: reflexões sobre orientalismo tropical
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2023.e90842Palabras clave:
Modernismo, Oriente Médio, OrientalismoResumen
O artigo lança luz à pouco conhecida viagem da pintora Tarsila do Amaral e do escritor Oswald de Andrade ao Oriente Médio no início de 1926. Apresenta-se pesquisa empírica sobre o trajeto seguido pelo casal de Modernistas e demais participantes do périplo, para então refletir em que medida a viagem impactou em suas obras. Interessa por um lado inserir a viagem em questão no contexto de certa tradição mais ampla de viagens no/para o Oriente Médio e mais especificamente de viajantes brasileiros, e em que medida podemos pensar em um Orientalismo Tropical a partir destas.
Citas
ANDRADE, Oswald. Serafim Ponte Grande. Porto Alegre: Globo, 1990.
AZEVEDO, Ana B. S. S. Antropofagia: palimpsesto selvagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Coparada. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012.
BOAVENTURA, Maria E. O salão e a selva: uma biografia ilustrada de Oswald de Andrade. Campinas/São Paulo: Editora da Unicamp/Ex-Libris, 1995.
BISSIO, Beatriz. O mundo falava árabe: a civilização árabe-islâmica clássica através da obra de Ibn Khaldun e Ibn Battuta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
DRAYTON, Richard; MOTADEL, David. Discussion: The futures of Global History. Journal of Global History, v. 13, p. 1-21, 2018.
ELSHAHED, Mohammed. Egypt here and there: the architectures and images of National Exhibitions and Pavilions, 1926-1964. Anlsl, 50, p. 107-143, 2017.
CANDIDO, Antonio. Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
DAZZI, Camila. Uma rua em Tânger, e Pedro Américo - representações do Oriente islâmico no Brasil Oitocentista. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/obras/cd_orientalismo.htm#_edn4, acesso em 16 mar. 2023.
GOTTLIB, Nadia B. Tarsila do Amaral: a modernista. São Paulo: Senac, 2000.
KASSIR. Samir. Beirut. Berkley: University of California Press, 2011.
LENZI, Maria I. R. Pereira Passos: notas de viagens. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
MAKDISI, Ussama. Ottoman Orientalism. The American Historical Review, v. 107, n. 3, p. 768-796, 2002.
MENDONÇA, Roxane S. R. de. Tarsila do Amaral: seu legado como objeto de memória e consumo (1995-2015). 2016. Tese (Doutorado em História). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.
OTTONI, Cristiano. Autobiographia. Rio de Janeiro: Typographia Leuzinger, 1908.
OMRAN, Muna. Uma das mil histórias do Sahrazado Baiano: a descoberta da América pelos turcos. In: CHIARELLI, Stefania; OLIVEIRA NETO, Godofredo de. (orgs.) Falando com estranhos: o estrangeiro e a literatura brasileira. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2016.
PRADO, Eduardo. Viagens. Paris: V. Goupy & Jourdan, 1886.
PRIORE, Mary del. Tarsila: uma vida doce-amarga. Rio de Janeiro: José Olympio, 2022.
SAID. Edward. Orientalismo: o Oriente como Invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SCHPUN, Mônica R. Regionalistas e cosmopolistas: As amigas Olivia Guedes Penteado e Carlota Pereira de Queiroz, Artelogie, 1, 2011, Disponível em: http://journals.openedition.org/artelogie/8752. Acesso em: 16 ago. 2022.
SOCHACZEWSKI, Monique. Trópicos orientais/Orientes tropicais: reflexões sobre o Brasil e o Oriente Médio. Rio de Janeiro: Talu Cultural, 2019.
STOREY, William K. Writing History: A Guide for Students. New York/Oxford: Oxford University Press, 2004.
PINACOTECA DO ESTADO. Tarsila viajante. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2008.
TWAIN, Mark. The Innocents abroad. Hartfort: American Publishing Company, 1869.
VASSILIEV, Alexandre. Orientalism and Fashion. In: 1001 Faces of Orientalism. Istanbul: Sabanci University/Sakip Sabanci Museum, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Monique Sochaczewski, Muna Omran

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.