Música e nacionalismo em um projeto de hegemonia política

Autores

  • Tânia Regina da Rocha Unglaub Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Durante o período do Estado Novo, o Brasil vivenciou o movimento histórico de maior valorização da música no ambiente educacional. Esta valorização se materializou através do uso do canto orfeônico em caráter obrigatório em toda a rede escolar, mas não afetou somente o ambiente acadêmico, pois se desdobrou e ampliou-se nas grandes manifestações cívicas que mobilizaram a população em geral sob as vistas coniventes e até mesmo interessadas da elite intelectual da nação. O que se apresentará neste esboço é justamente a estratégia utilizada para que os objetivos nacionalistas e ufanistas do regime dominante de então, se tornasse realidade, ao valer-se do notório da música representado pelo canto orfeônico nas escolas.

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Publicado

2007-11-21

Como Citar

da Rocha Unglaub, T. R. (2007). Música e nacionalismo em um projeto de hegemonia política. Esboços: Histórias Em Contextos Globais, 12(14), pp. 149–162. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/174

Edição

Seção

Dossiê