Colonos ervateiros: história ambiental e imigração no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2011v18n25p73Resumen
Os imigrantes de origem europeia que colonizaram o Sul do Brasil se dedicaram, na maioria, à agricultura e à pequena pecuária, mas também e em menor escala à extração de bens naturais. Esta pesquisa, que é parte de uma investigação mais ampla, empregou a abordagem da História Ambiental e estudou o envolvimento de imigrantes ligados a projetos de colonização com a extração e o cultivo da erva-mate (Ilex paraguariensis, Saint-Hilaire) no estado do Rio Grande do Sul. O recorte temporal, o século XIX e o início do XX, corresponde a uma época em que este produto teve significativa presença na economia sulina. A pesquisa interpretou variadas fontes como relatórios oficiais, imagens, testemunhos orais e jornais que circularam nas áreas de colonização. Os resultados apontam para uma considerável presença de imigrantes europeus ou de seus descendentes nascidos no Brasil, em interação com os camponeses nacionais, na extração florestal da erva-mate e no posterior cultivo da planta.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.