Política e religião no Regime Militar: posicionamentos do legislativo municipal

Autores/as

  • Frank Antonio Mezzomo Universidade Estadual do Paraná, Câmpus Campo Mourão.
  • Lara Grigoletto Bonini Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7976.2013v20n29p29

Resumen

O artigo se propõe a analisar as relações de imbricação e permeabilização entre os campos político e religioso, a partir da composição dos dois últimos mandatos do legislativo municipal de Campo Mourão, ocorridos durante o Governo Militar. Foram analisadas as atas e pronunciamentos dos vereadores, projetos de leis, além de homenagens e notas de destaque concedidas para agentes do campo religioso. Verificou-se que diversas instituições religiosas foram subsidiadas pela casa de leis, mediante concessão de recursos financeiros, doação de terrenos, declaração de utilidade pública, entre outros. Com base nas fontes e discussões teóricas é possível concluir que as manifestações religiosas não estão restritas apenas ao espaço privado e as articulações simbólicas são constitutivas das relações sociais.

Biografía del autor/a

Frank Antonio Mezzomo, Universidade Estadual do Paraná, Câmpus Campo Mourão.

Doutor em História. Professor do Curso de História da Universidade Estadual do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder.

Lara Grigoletto Bonini, Universidade Estadual de Maringá.

Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2013-03-24

Cómo citar

Mezzomo, F. A., & Bonini, L. G. (2013). Política e religião no Regime Militar: posicionamentos do legislativo municipal. Esboços: Historias En Contextos Globales, 20(29), 29–48. https://doi.org/10.5007/2175-7976.2013v20n29p29

Número

Sección

Artículo