Impulso artístico e mentira: a presença de Schopenhauer em Sobre verdade e mentira no sentido extramoral

Autores

  • Thelma Lessa da Fonseca Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2012v11nesp1p241

Palavras-chave:

Schelling, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche, criação, mentira

Resumo

A dualidade fenômeno/coisa em si não parece ser paradigma sustentável nesse ensaio de Nietzsche, apesar de sua então confessa filiação a Schopenhauer. A ideia de Kunsttrieb, herdada de Schelling, o situa em um cenário bem mais afeito à noção dionisíaca de criação, o que impõe certa distância em relação às inclinações ascéticas próprias da concepção schopenhaueriana de estética. A apresentação proposta tem em vista discutir as possíveis incongruências entre as apropriações de Schelling, Schiller e de Schopenhauer nesse escrito de Nietzsche.

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Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos