A liberdade como princípio biológico: a fenomenologia da vida de Hans Jonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2023.e94997

Palavras-chave:

Liberdade, Hans Jonas, Princípio vida, biologia filosófica

Resumo

A tradição filosófica ocidental, de modo geral, compreende a liberdade como um fenômeno exclusivamente humano, já que nós somos (ou seríamos) os únicos seres que desfrutam da possibilidade de se autodeterminar em um universo regido por leis necessárias. Hans Jonas concebeu a liberdade de modo distinto da tradição ao propor a compreensão de liberdade como “uma maneira de executar a existência” própria dos seres vivos. Basicamente, a liberdade configura um princípio de percepção e de ação inerente a toda existência orgânica, na medida em que para continuar existindo todo organismo tem de realizar a “ação” metabólica e, para tanto, é necessário estar minimamente “informado” sobre o ambiente circundante. Ou seja, por liberdade podemos designar um modo natural de ser próprio dos viventes. Contudo, a liberdade se expressa em graus diversos na existência orgânica e está intrinsecamente ligada à evolução das formas de vida. O presente trabalho se propõe a apresentar as principais considerações de Jonas sobre a ideia de liberdade como princípio biológico. Serão examinados os principais argumentos da hipótese do filósofo, que postula a prefiguração da mente ou espírito mesmo nas formas mais primitivas do ser orgânico. 

Biografia do Autor

Michelle Bobsin Duarte, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Filosofia pela PUC Rio (2019), na linha de pesquisa em Filosofia e a Questão Ambiental. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ. Atua na pesquisa sobre o pensamento de Hans Jonas, principalmente, nos temas da Ontologia da Vida e das relações entre imagens, afetos e ações. Também pesquisa os diagnósticos e as soluções que as teorias ecofeministas e descoloniais apresentam frente ao problema ambiental.

Referências

FARIAS JUNIOR, João Batista. Vida e Liberdade. Pressupostos ontológicos da ética da responsabilidade de Hans Jonas. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

FOSSA, Fabio. Vision, Image and Symbol. Homo Pictor and Animal Symbolicum in Hans Jonas’ Anthropology. Firenze: Aisthesis, nº 2, 2015.

FROGNEUX, Nathalie. Hans Jonas ou la vie dans le monde. Bruxelles: De Boeck, 2001.

FROGNEUX, Nathalie. Uma liberdade responsável e descentrada em relação à natureza: Leitura Antropológica do Princípio Responsabilidade. Revista de Filosofia Aurora, v. 24, n. 35, 2012, p. 435-464.

JONAS, Hans. Mortality and Morality. A Search for the Good after Auschwitz. Editado por Lawrence Vogel. Evanston: Northwestern University Press, 1996.

JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade. Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução Marijane Lisboa. Rio de Janeiro: Contraponto - Ed. PUC Rio, 2011.

JONAS, Hans. The Phenomenon of Life: Towards a Philosophical Biology. Evanston: Northwestern University Press, 2001.

JONAS, Hans. Homo Pictor and the Differentia of Man. Social Research, v. 29, nº 2, 1962, p. 201-220.

OLIVEIRA, Jelson. A abertura: humano, animal e animalidade na filosofia de Hans Jonas. Direito & Práxis, Rio de Janeiro, , p. 2382-2401, v. 9, nº 4, 2018.

OLIVEIRA, Jelson. Por que uma ética do futuro precisa de uma fundamentação ontológica segundo Hans Jonas? Revista de Filosofia Aurora, v. 24, n. 35, p. 387-416, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Edição

Seção

Dossiê: Conceitos e concepções de liberdade / Concepts and conceptions of