Liberdade versus irracionalidade acadêmica: uma análise a partir de um ponto de vista Kantiano

Autores

  • Joel Thiago Klein Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2023.e95262

Palavras-chave:

Autonomia acadêmica, Irracionalidade acadêmica, Sociedade, Estado, República

Resumo

Neste artigo apresenta-se e desenvolve-se as linhas gerais do conceito de autonomia universitária a partir do referencial teórico desenvolvido pela filosofia de Kant. Nesse contexto, argumenta-se que o significado normativo de liberdade acadêmica deve ser entendido em contraposição, de um lado, à interferência indevida do estado ou da sociedade e, de outro lado, como oposta também ao libertinismo acadêmico. Num segundo momento apresenta-se as principais máximas da irracionalidade acadêmica, ou seja, as máximas irracionais que minam a possibilidade da autonomia da universidade. Ao final, desenvolve-se algumas reflexões sobre como seria a relação da universidade com o estado e a sociedade no um contexto de uma república ou estado justo.

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Publicado

2023-12-13

Edição

Seção

Dossiê: Conceitos e concepções de liberdade / Concepts and conceptions of