Ser filósofo nas Luzes francesas: sobre o "verdadeiro filósofo" de Du Marsais

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2024.e92933

Schlagworte:

Du Marsais, Enciclopédia, Filósofo, Iluminismo, Neoiluminismo

Abstract

No século XVIII, nascedouro do Iluminismo, mais precisamente no submundo francês dos manuscritos e livros clandestinos, um texto explicando em detalhes o que é ser um filósofo de verdade ‒ ou melhor, dado o contexto, explicando o que é ser um filósofo iluminista ‒, teve muitos leitores, o que chamou a atenção de vários intelectuais importantes da época, dentre eles D’Alembert e Voltaire, chegando a ganhar por sua celebridade uma segunda versão, condensada, porém, legalizada. Trata-se do texto do gramático, advogado e enciclopedista César Chesneau Du Marsais (1676-1756), ou Dumarsais, intitulado O verdadeiro filósofo, e que se popularizou como O filósofo. Concebido em 1730 e publicado em 1743, o texto foi transformado postumamente, no ano de 1765, no verbete “Filósofo” da Enciclopédia de Diderot e D’Alembert, até receber a sua última versão em 1796. É sobre esse documento das Luzes francesas menos comentado entre nós, mas muito conhecido na França absolutista, em particular da sua concepção de filósofo, que trata este artigo, no fundo, um desafio para pensarmos o que é ser iluminista no século XXI.

Autor/innen-Biografie

Paulo Jonas Lima Piva, CCNH/UFABC

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (CCNH-UFABC)

Literaturhinweise

BALADI, M.; SCHOPKE, R. Os subterrâneos da filosofia. In: DU MARSAIS, C. C. et all. Filosofia clandestina: cinco tratados franceses do século XVIII. São Paulo: Martins, 2008, p. 9-21.

DU MARSAIS, C. C. Philosophe. In: D’ALEMBERT, J. R.; DIDEROT, D. Encyclopédie, ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, v. 12, 1765. Disponível em: https://fr.wikisource.org/wiki/L%E2%80%99Encyclop%C3%A9die/1re_%C3%A9dition/PHILOSOPHE . Acesso em: 26 de janeiro de 2023.

DU MARSAIS, C. C. O verdadeiro filósofo. In: DU MARSAIS, C. C. Filosofia clandestina: cinco tratados franceses do século XVIII. São Paulo: Martins, 2008.

MARECHAL, S. Dictionnaire des athées anciens et modernes. Paris: Coda, 2008.

ONFRAY, M. Traité d’athéologie: physique de la métaphysique. Paris: Grasset & Fasquelle, 2005.

ONFRAY, M. Contre-histoire de la philosophie 4: les ultras des Lumières. Paris: Grasset & Fasquelle, 2007.

PINKER, S. O novo Iluminismo: em defesa da razão, da ciência e do humanismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

ROUANET, S. P. O olhar iluminista. In: NOVAES, A. (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

TODOROV, T. O espírito das Luzes. São Paulo: Barcarolla, 2008.

Veröffentlicht

2024-11-12

Ausgabe

Rubrik

Artigos - Fluxo Contínuo