Direito cosmopolita e direito dos refugiados em Kant

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2020v19n2p268

Resumen

Nesse artigo, eu gostaria de relacionar o direito cosmopolita kantiano e o direito dos refugiados. Iniciarei apresentando a ideia de um direito das nações, associando-a ao projeto de uma liga das Nações. Mostrarei que a ideia de uma liga das nações, proposta por Kant como uma forma de evitar a guerra, é uma substituta de um Estado de Estados, o qual seria um ideal impossível de ser alcançado. Num segundo momento, analisarei em que consiste o direito cosmopolita em Kant. Ao final, indagarei sobre um possível direito dos refugiados como uma consequência do direito à hospitalidade universal.

 

Biografía del autor/a

Maria de Lourdes Borges, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, S. C.

Possui doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), tendo feito estágio de pós-doutorado na University of Pennsylvania (2000), Humboldt-Universitat zu Berlin (2007) e Columbia University (2014). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretária de Cultura e Arte da UFSC.

Citas

BYRD, Sharon; HRUSCHKA, Joachim. Kant´s Doctrine of Right, a commentary. New York: Cambridge University Press, 2010.

KANT, Immanuel. Metaphysik der Sitten/ Rechtslehre. Kants gesammelte Schriften. Königlich Preussischen Akademie der Wissenschaften, vol. 6. Berlin: Walter de Gruyter & Co., 1900.

KANT, Immanuel. Über den Gemeinspruch: Das mag in der Theorie richtig sein, taugt aber nicht fur die Praxis. Kants gesammelte Schriften. Königlich Preussischen Akademie der Wissenschaften, vol. 8. Berlin: Walter de Gruyter & Co., 1900.

KANT, Immanuel. Zur ewigen Frieden. Kants gesammelte Schriften. Königlich Preussischen Akademie der Wissenschaften, vol. 8. Berlin: Walter de Gruyter & Co., 1900.

KLEIGELD, Pauline. Kant and Cosmopolitanism. New York: Cambridge University Press, 2012.

RIPSTEIN, Arthur. Force and Freedom: Kant´s legal and political philosophy. Cambridge: Harvard University Press, 2009.

Publicado

2020-09-21