Moral por provisão ou provisória em René Descartes

Autores

  • Angela Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2015v14n1p164

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de mostrar a gênese da moral cartesiana, em que consiste esta e qual o objetivo da mesma. Explica por que se defende uma moral por provisão e não provisória. Mostra o motivo pelo qual é necessário uma moral e por que não se pode ficar irresoluto enquanto se constrói os fundamentos da ciência. Justifica o motivo pelo qual o autor apresenta essa moral após os preceitos do método, por que ela faz parte do mesmo, a sua função e por que está nesta ordem. Também explica o espírito do método, da moral e a diferença entre ambos. Apesenta as quatro máximas desta moral, explicando cada uma e quais são seus tópicos principais. Mostra também a relação da moral com o conhecimento e por que esta traduz-seem sabedoria. Porfim, mostra os pontos de vista de autores em relação a esta moral, se é por provisão ou provisória. Esta moral é importante para Descartes enquanto ele constrói os fundamentos da ciência.

Biografia do Autor

Angela Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986),Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eva Karnal em Esteio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2014).

Referências

DESCARTES, René. Discours de la méthode: troisième partie. In: DESCARTES, René. Œuvres et lettres. Paris: Bibliothèque de La Pléiade, 1953.

______. Les principes de la philosophie. In: DESCARTES, René. Œuvres et lettres. Paris: Bibliothèque de La Pléiade, 1953.

______. Règles pour la direction de l’esprit: règle I. In: DESCARTES, René. Œuvres et lettres. Paris: Bibliothèque de La Pléiade, 1953.

GUEROULT, Martial. Descartes selon l'ordre des raisons: I L’Ame et Dieu. Paris: Aubier-Montaigne, 1953.

MERKAERT, Norma. Les trois moments moraux du Discours de la méthode. Revue philosophique de Louvain, n. 73, 1975.

ROBERT, Micro. Dictionnaire du français primordial. Paris: Brodart et Taupin, 1980. Tome II.

RODIS-LEWIS, Geneviève. La Morale de Descartes. Paris: Presses Universitaires de France, 1988.

SALES, Benes Alencar. Descartes: das paixões à moral. São Paulo: Loyola, 2013.

SILVA, Franklin Leopoldo e. Descartes: a metafísica da modernidade. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1994.

SKIRRY, Justin. Compreender Descartes. São Paulo: Vozes, 2010.

SPAEMANN, Robert. La morale provisoire de Descartes. Archives de Philosophie, Paris, n. 35, 1972.

TEIXEIRA, Lívio. Ensaio sobre a moral de Descartes. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura e Editora Brasiliense, 1990.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Edição

Seção

Artigos