Respeitando biografias até o fim: uma concepção de personalidade mais adequada ao cuidado centrado na pessoa de indivíduos com transtornos graves da consciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2020v19n1p105

Resumo

A abordagem conhecida como Saúde Centrada na Pessoa (SCP) tem seu foco nos indivíduos tomados como pessoas e não apenas como pacientes. Contudo, em filosofia, segundo as abordagens tradicionais, nem todos os seres humanos são (estritamente) “pessoas”. Ora, se para a SCP, importa tomar a todos os pacientes como pessoas, é preciso repensar as definições e conceitos propostos pelas mais diferentes abordagens ontológicas sobre a personalidade. Afinal, não são apenas os indivíduos com um self maduro e racional que demandam cuidados em saúde. Para a SCP, recém-nascidos, bebês, crianças, deficientes mentais e idosos com demência, e mesmo as pessoas portadoras de transtornos graves de consciência (TGC), também são pessoas com direitos a cuidados de saúde. Portanto, levando a SCP a sério, parece necessário que o conceito de pessoa seja estendido para incluir indivíduos com níveis de consciência insipientes ou imaturos, bem como aqueles com deficiências mentais graves ou permanentes. Neste artigo, discutiremos criticamente alguns conceitos filosóficos influentes sobre o que entendemos ou devemos entender por “pessoa”, buscando uma abordagem mais ampla e inclusiva. Propomos uma abordagem ontológica segundo a qual pessoas são compreendidas como seres dotados de uma biografia socialmente reconhecida, o que implica reconhecer esses indivíduos como portadores não apenas de necessidades em saúde, mas de interesses e demandas legítimas. Tais interesses e demandas, além das necessidades em bem-estar, não são expressos diretamente por elas devido, dadas suas deficiências graves, como ocorre com os indivíduos com TGC. Disso resulta que, no âmbito de uma SCP, para os pacientes que padecem de TGC, não é apenas o cuidado que importa, mas também o respeito. Os cuidadores, portanto, devem não apenas cuidar, movidos por simpatia ou compaixão, do bem-estar desses indivíduos, mas também devem se preocupar em respeitar seus interesses e direitos, interpretando-os de forma empática, à luz de sua história pessoal ou biográfica. Nossa conclusão é que, para ser coerente, a SCP deve considerar pessoas com TGC como pessoas, e que nosso conceito revisado de personalidade se adapta perfeitamente a essa exigência.

Biografia do Autor

Bianca Andrade, Mestre em Filosofia Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinosl

Mestre em Filosofia

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos

São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Marco Antonio Azevedo, UNISINOS

Doutor em Filosofia

Professor Adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Programa de Pós-Graduação em Filosofia

São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: Sovereign Power and Bare Life. Stanford, CA: Stanford University Press, 1998.

AZEVEDO, Marco Antonio. Why animals do not develop the artificial virtue of justice. In Araldi, C.L; Carmo, J.S & Chagas, F.C (eds.), Naturalism, contemporary perspectives. Pelotas, Brazil: NEPFIL online, 2013.

BARBOSA, Evandro. Obrigações bipolares e o ponto de vista da segunda pessoa: Uma análise a partir de Stephen Darwall. Apresentação de trabalho no XVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. ANPOF, 2018.

BOLAM v Friern Hospital Management Committee (1957). At https://swarb.co.uk/bolam-v-friern-hospital-management-committee-qbd-1957/. [Accessed 02 Dec 2018]

BROSNAN, Sarah F. & De WAAL, Frans B. M. Monkeys reject unequal pay. Nature, v. 425, n. 6955, p. 297-299, set. 2003. https://doi.org/10.1038/nature01963

BROWN, Juliette. Self and identity over time: dementia. Journal of Evaluation in Clinical Practice, v. 23, n. 5, p. 1006–1012, 2017.

DALL’AGNOL, Darlei. Care and Respect in Bioethics. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2016.

DARWALL, Stephen. The Second-Person Standpoint: Morality, Respect, and Accountability. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2006.

DARWALL, Stephen. Bipolar obligations. In Shaffer-Landau (ed.), Oxford Studies in Metaethics, Volume 7. Oxford, UK: Oxford University Press, 2012.

DENNETT, Daniel C. Freedom Evolves. Harmondsworth, England: Penguin, 2003.

DeGRAZIA, David. Human Identity and Bioethics. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2005.

De WAAL, Frans. Good Natured: The Origins of Right and Wrong in Humans and Other Animals. London & New York: Harvard University Press, 1997.

DUNN, Michael; FULFORD, K. W. M., HERRING, Jonathan & HANDA, Ashok. Between the Reasonable and the Particular: Deflating Autonomy in the Legal Regulation of Informed Consent to Medical Treatment. Health Care Analysis. 2018. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10728-018-0358-x. First online 30 June 2018.

ENTWISTLE, Vikki A. & WATT, Ian S. A capabilities approach to person-centered care: response to open peer commentaries on treating patients as persons. The American Journal of Bioethics, v. 13, n.8, p. 29–39. 2013.

FEINBERG, Joel. Harm to self: the moral limits of the criminal law, Volume 3. New York and Oxford: Oxford University Press, 1986.

FEINBERG, Joel. Duties, rights, and claims. American Philosophical Quarterly, v. 3, n. 2, p.137–144, Apr. 1966.

FRITH, Christopher & FRITH, Uta. Development and neurophysiology of mentalizing. Philosophical Transactions of the Royal Society 358, p. 459–473. 2003.

GADAMER, Hans-Georg. Theory, technology, praxis: the task of the science of man. Social Research, v. 44, n. 3, p. 529–561. 1977.

GALLAGHER, Helen L. & FRITH, Christopher D. Functional imaging of theory of mind. Trends in Cognitive Science, v. 7, n. 2, p.77–83. 2003.

HACKER, Peter M. S. Human Nature: the Categorial Framework. Hoboken, NJ: Blackwell Publishing, 2007.

HOHFELD, Wesley Newcomb. Fundamental legal conceptions as applied in judicial reasoning. The Yale Law Journal, v. 23, n. 16. 1913.

HOHFELD, Wesley Newcomb. Fundamental Legal Conceptions as Applied in Judicial Reasoning. New Haven: Yale University Press, 1919.

INSTITUTE OF MEDICINE. Crossing the Quality Chasm: A New Health System for the 21st Century. Washington, DC: National Academy Press, 2001.

KANT, Immanuel. The Metaphysics of Morals [1797]. Introduction, translation, and notes by Mary Gregor. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1991.

KITWOOD, Tom M. Dementia Reconsidered: the Person Comes First. Buckingham: Open University Press, 1997.

LOUGHLIN, Michael. What person-centered medicine is and isn’t? Temptations for the ‘soul’ of PCM. European Journal for Person Centered Healthcare, v. 2, n. 1, p.16–21. 2012.

MacINTYRE, Alasdair. Dependent rational animals: why human beings need the virtues. The Paul Carus Lectures 20. Chicago and La Salle, Illinois: Open Court, 1999.

MILES, Andrew & ASBRIDGE, Jonathan E. Clarifying the concepts, epistemology and lexicon of person-centeredness. European Journal for Person Centered Healthcare, v. 2, n.1, p. 1–15. 2014.

MILES, Andrew & MEZZICH, J. E. The care of the patient and the soul of the clinic: person-centered medicine as an emergent model of modern medical practice. International Journal of Person Centered Medicine, v. 1, p. 207–222. 2011.

MILL, John Stuart. Utilitarianism and On Liberty. Including Mill’s “Essay on Bentham” and selections from the writings on Jeremy Bentham and John Austin. Warnock, Mary (Ed). Hoboken, NJ: Blackwell Publishing, 2003.

PARFIT, Derek. On “The importance of self-identity”. The Journal of Philosophy, v. 68, n. 20, Sixty-Eighth Annual Meeting of the American Philosophical Association Eastern Division. p. 683–690. 1971.

RICOEUR, Paul. Oneself as Another. Chicago, London: University of Chicago Press, 1992.

SELLARS, Wilfrid. Empiricism and the Philosophy of Mind [1956]. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1997.

SMIT, Houston & TIMMONS, Mark. The Moral Significance of Gratitude in Kant’s Ethics. The Southern Journal of Philosophy, v. 49, n.4, p. 295-320. 2011.

STRAWSON, Peter F. Individuals: An Essay in Descriptive Metaphysics. London, New York: Routledge, 1959.

THOMSON, Judith Jarvis. The Realm of Rights. Oxford, UK: Oxford University Press, 1990.

TÖNNIES, Ferdinand. Community and Civil Society. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2001.

WILLIAMSON, Timothy. Vagueness. London, New York: Routledge, 1994.

Downloads

Publicado

2020-05-20

Edição

Seção

Artigos