Sobre o Eu Hermeneuticus como pressuposto da hermenêutica ética

Autores

  • Luiz Rohden Universidade do Vale do Rio do Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2022.e87177

Palavras-chave:

Eu hermeneuticus, Ética hermenêutica, Gadamer, Outro, Ação

Resumo

O objetivo deste artigo é fundamentar o conceito de Eu Hermeneuticus  com base na filosofia de Hans-Georg Gadamer. Assim como podemos falar de um Eu cartesiano ou humeano, pretendo justificar a existência de um Eu hermeneuticus destacando a postura de cada um (Tugend) em relação ao mundo. Embora nem Gadamer nem seus intérpretes tenham cunhado ou discutido esse conceito do ponto de vista da ética, penso que é possível fazê-lo de acordo com a suposição de Heidegger de que nosso modo peculiar de ser é compreender, assim como a visão de Aristóteles de que somos seres linguísticos. Desta forma, pretendo começar a pavimentar o caminho para a construção de uma Ética Hermenêutica. Proponho fazê-lo a partir da conhecida relação triádica Eu-Tu desenvolvida por Gadamer em Verdade e Método I. Inicialmente, descrevo a postura dos dois Eus e mostro que sua forma de se relacionar com o Tu não é hermenêutica. Em seguida, apresento e elaboro o terceiro tipo de relação Eu-Tu sistematizando sete posturas éticas próprias desse eu que constituem o Eu hermeneuticus, que se fundamentam no exercício do eu de se colocar no lugar do outro, sem a intenção de instrumentalizá-la. Por fim, desenvolvo conclusões e implicações éticas e sociopolíticas decorrentes da ação (práxis) do Eu hermeneuticus.

 

Biografia do Autor

Luiz Rohden, Universidade do Vale do Rio do Sinos

Possui graduação em Filosofia pela FAJE em convênio com Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Pós-doutorado no Boston College, EUA, com William Richardson, em 2006. Pós-doutorado na Penn State University, EUA, com Dennis Schmidt, em 2015. Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenador do Programa de Pós-Graduação e do Curso de Graduação em Filosofia. A principal especialidade filosófica gira em torno da tradição hermenêutica. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem Teoria do Conhecimento Etica Hermenêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, linguagem, hermenêutica filosófica, metafísica e filosofia prática.

Referências

CHUNG, P. S. The Hermeneutical Self and the Ethical Difference: incivilizational engagement. Cambridge: James Clark and Co, 2012.

GADAMER, H-G. El giro Hermenéutico. Madrid: Ediciones Cátedra, 2001, 219–38.

GADAMER, H-G. Europa und die Oikumene. In Gesammelte Werke 10: Hermeneutik im Rückblick. Tübingen: Mohr Siebeck, 1995. p. 267–84.

GADAMER, H-G. Da palavra ao conceito. In: ALMEIDA, C. L. S.; FLICKINGER, H. G; ROHDEN, L. (eds). Hermenêutica filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: Edipucrs, 2000. p. 13–26.

GADAMER, H-G. Die Unfähigkeit zum Gespräch. in Gesammelte Werke II: Hermeneutik II: Wahrheit und Methode: Ergänzungen, Register. Tübingen: Mohr Siebeck, 1993. p. 207–15.

GADAMER, H-G. Hermeneutik I: Wahrheit und Methode: Grundzüge einer philosophischen Hermeneutik. Gesammelte Werke, Band 1. Tübingen: Mohr, 1990.

GADAMER, H-G.; KOSELLECK, R. Historik, Sprache und Hermeneutik. Heidelberg: Manutius Verlag, 2000.

GEORGE, T. Responsibility to Understand. In: HEIDEN, G-J. (ed). Phenomenological Perspectives on Plurality. Leiden: Brill Publishing, 2014. p. 103–20.

GRONDIN, J. Einführung in die Philosophische Hermeneutik. Darmstadt: Wissenschaftliche Bugesellsachaft, 1991.

KÖGLER, H. H. Ethics and Community. In: GANDER, H-H.; MALPAS, J. (eds). The Routledge Companion to Hermeneutics. London and New York: Routledge, 2015. p. 310–22.

KÖGLER, H. H. The Crisis of a Hermeneutic Ethic. In: Philosophy Today 58 (1), 2014. p. 9–22.

RISSER, J. Hermeneutics and the Voice of the Other: Re-reading Gadamer’s Philosophical Hermeneutics. New York: State University of New York Press, 1997.

ROHDEN, L. Entre fenomenologia e hermenêutica: a medicina como uma arte ética. ethic@ Florianópolis: UFSC, 2, 2017. p. 243–66.

ROHDEN, L. Hermenêutica filosófica: uma configuração entre a amizade aristotélica e a dialética dialógica. Síntese, Belo Horizonte, 31, 2004. p. 191–212.

ROHDEN, L; KUSSLER, L. M. Filosofar enquanto cuidado de si mesmo: um exercício espiritual ético-político. Trans/form/ação, Marília: UNESP, 40, 2017. p. 93–112.

SALOMÃO, C. O Eu-Hermenêutico. LC Agência de Comunicação, 2014, https://lcagencia.com.br/o-eu-hermeneutico/.

SCHMIDT, D. J. O texto e o jardim: a leitura do Fedro de Platão sobre a leitura e a tarefa ética da hermenêutica. In: ROHDEN, L. (ed.) Hermenêutica e dialética: entre Gadamer e Platão. São Paulo: Editora Loyola, 2014. p. 169–87.

SCHMIDT, D. J. On the Sources of Ethical Life. Research in Phenomenology 42, 2012. p. 35–48.

SCHÖNHERR-MANN, H-M. Ethik des Verstehens; Perspektiven der Interpretation—Ein Überblick. In: SCHÖNHERR-MANN, H-M. (ed). Hermeneutik als Ethik. München: Wilhelm Fink Verlag, 2004. p. 181–205.

SÓFOCLES, A trilogia tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

Downloads

Publicado

2022-11-04