Extensão universitária: transformação, inclusão e fortalecimento institucional no ensino superior

Autores

  • Rodrigo Figueiredo Terezo Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e106530

Palavras-chave:

Proposições de Extensão, Equidade, Transformação Social, Avaliação Qualitativa, Integração Curricular

Resumo

O 53º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEX), abordou temas como inserção curricular, financiamento, avaliação e inclusão social, enfatizando a extensão como ferramenta formativa e de transformação social. Foram propostas, em formato de carta, ações estratégicas, incluindo maior integração entre pró-reitorias, critérios de avaliação eficazes e fortalecimento do orçamento para extensão. O encontro reafirmou o compromisso das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) com uma educação inclusiva e democrática, alinhada às demandas sociais e ao desenvolvimento sustentável. Neste sentido, aqui é abordado de maneira reflexiva e colaborativa, uma análise sobre os sete temas de encaminhamentos propostos pelo fórum. Destacando, ao longo do texto, a necessária integração em as Pró-Reitorias de Extensão, Ensino e Pesquisa.

Biografia do Autor

Rodrigo Figueiredo Terezo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC.

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Publicado

2025-04-28