O Pibid como práxis extensionista: potencialidades formativas na iniciação à docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e107760

Palavras-chave:

Pibid, Extensão Universitária, Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

Este artigo analisa o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) como uma práxis extensionista no âmbito da formação inicial docente no Brasil. Embora institucionalmente vinculado à política de ensino, o Pibid mobiliza princípios e práticas que dialogam com os fundamentos da extensão universitária, conforme a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e a Política Nacional de Extensão Universitária. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se na análise documental e de conteúdo de marcos legais e dados da avaliação nacional do programa (CAPES/FGV). Utiliza-se como referência os “5 Is” da extensão: interação dialógica, interdisciplinaridade, interinstitucionalidade, impacto social e impacto na formação. Os resultados revelam a sinergia entre o Pibid e a extensão, evidenciando sua potência formativa e transformadora. Conclui-se que sua institucionalização como política de extensão é fundamental para fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como o compromisso social da universidade com a educação básica.

Biografia do Autor

Helder Eterno da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Unicamp, com estágio de doutoramento na Universidade Nova da Lisboa (Portugal) e aperfeiçoamento no Center for Education Research at Stanford University (EUA). Atuou como Coordenador Geral de Programas de Valorização do Magistério da Capes, onde coordenou a política nacional do Pibid, entre os anos de 2011 a 2015. Presidiu o Fórum de Pró-reitores(as) de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras e coordenou o Colégio de Pró-reitores(as) de Extensão da Andifes e, atualmente, é consultor no Ministério da Educação para assuntos da extensão na construção da Política Nacional de Educação Superior (PNEDS). Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia.

Denilson Carrijo Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Administração na Linha de Pesquisa, Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU). Mestre em Gestão organizacional, na linha de Gestão Pública (FAGEN/UFU). Atua como pesquisador em políticas de gestão da extensão no Brasil.

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Publicado

2025-08-27